Por Altamir Pinheiro
Nesses últimos três anos, tenho acompanhado e percebido que a prefeita de Capoeiras tem dado muita ênfase à educação daquele município. Como se sabe, a educação é setor fundamental no desenvolvimento de uma localidade. A prefeita passa-nos uma impressão do seu empenho ao amparar o sistema municipal de ensino dando um caráter educacional, tarefa que não tem sido fácil para as prefeituras que sobrevivem com parcos recursos como é o caso de Capoeiras. Basta ver a ampliação e reforma da Escola Pio XII do Sítio Cascavel, entregue aquela comunidade recentemente. O que é interessante e o que torna as atitudes da prefeita, dignas de aplausos, é sua preocupação e obstinação à qualidade das escolas da zona rural.
A despeito das dificuldades enfrentadas para tal integração o município vem conseguindo, a duras penas, encontrar soluções, para as questões que entravam este processo, consideradas inovadoras e que podem servir como referência para os demais municípios do Agreste Meridional. No âmbito municipal, sobre as questões que amarram essas obras, principalmente a falta de recursos, percebe-se o fornecimento de elementos para a reflexão e busca de soluções com vistas a um atendimento de qualidade às crianças brasileiras em creches e pré-escolas e, consequentemente, venha a melhorar a educação infantil, o chamado ensino fundamental.
Considerando as dificuldades enfrentadas, sabemos que estas ampliações, recuperação e construção de escolas na zona rural, além do melhoramento das escolas como a introdução de sinal de INTERNET não têm sido fácil para a Prefeita de Capoeiras com sua respectiva secretária de educação, uma vez que não se trata apenas de uma decisão burocrática, mas vinculada à qualidade do atendimento com diversas implicações e dificuldades para um município de um porte financeiro miúdo como é o caso daquele município agrestino.
Capoeiras, terra onde possui o fabrico do melhor queijo artesanal de toda a região, quiçá de Pernambuco, tem na sua prefeita uma administração futurista, aonde destina uma grande porcentagem do seu orçamento para a educação, atendendo a uma boa demanda do Ensino Fundamental. Melhorar as condições físicas das escolas municipais e, principalmente da zona rural é um passo significativo na transformação de uma comunidade. Pelo enunciado, percebe-se claramente que a prefeita de capoeiras pratica uma filosofia em que a educação é a base sustentável para qualquer cidadão viver com dignidade. Não é à toa que, O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram. No campo educacional, Capoeiras está no caminho certo.
"Altamir Pinheiro é garanhuense e responsável pelo Blog Chumbo Grosso".
Tambem venho acompanhando e gostando
ResponderExcluirNa minha e na adolescência de meus irmãos/irmãs, tivemos que nos mudar da nossa Capoeiras para estudar. Hoje, somos todos formados. Por isso, acho de fundamental importância que uma prefeitura faça o possível e o impossível para melhorar ou aprimorar e fazer uma educação digna no município. Daqui mando meus parabéns para a prefeita de minha terra e que continue pensando assim. Educação é tudo! Parabéns, Neide Reino!
ResponderExcluirPura verdade,otimo texto do sr Altamir Pinheiro.
ResponderExcluirConfesso que de pouco a pouco vem mudando meu criterio critico que eu tinha a respeito de nossa prefeita. Estou gostando da importancia que ela dar a educação principalmente no campo rural como diz a materia do jornalista.
ResponderExcluir