Seguidores

segunda-feira, 19 de março de 2018

São José padroeiro de Capoeiras e de outros 22 municípios de PE

O dia 19 de março, Dia de São José, é feriado no município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco. 

A paróquia de São José, em Capoeiras, encerra hoje (19), a festa do padroeiro Senhor São José com a realização de procissão e celebração da missa no final da tarde. A Festa que este ano tem como padrinhos dez casais de paroquianos, teve duração de dez dias, sob a coordenação do pároco monsenhor José Augusto e do vigário paroquial padre José Emerson.

Padroeiro do município de Capoeiras, São José para os Nordestinos também é o santo das chuvas e da colheita farta, por isso, o dia 19 de março, é de orações e homenagens a Ele para que o ano seja de muitas chuvas e de fartura na colheita.

Segundo a tradição dos sertanejos se chover no Dia de São José é certeza que o ano será bom para o plantio e, de colheita farta. 

Em Pernambuco, São José é o Padroeiro:
No Sertão do estado, São José é padroeiro de Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. No Grande Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro. (Leia mais: G1/pernambuco)

HISTÓRIA
Foi o papa Pio IX quem nomeou São José padroeiro universal da Igreja em 8 de dezembro de 1870. Sucessivos pontífices instituíram o 1º de maio como de homenagem, graças ao seu ofício de artesão. Também foi escolhido como padroeiro da boa morte. Muito antes, no século 9, o escritor irlandês Felire de Oengus já celebrava o santo. Em 1479, a festa de São José passou a aparecer no calendário romano em 19 de março. 

A devoção também foi encabeçada por São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila. Em 1889, o papa Leão XIII o elevou como próximo da Virgem Maria e o papa Bento XV o declarou patrono da justiça social. Segundo as escrituras, José teve Maria por esposa, da qual, por virtude do Espírito Santo, nasceu Jesus. "Decobriu que Maria estava grávida e aceitou, mesmo sabendo que o filho não era dele. Não a denunciou e a acolheu. Foi um homem humilde e extremamente humano. Cuidou de Jesus como se fosse seu filho", ressaltou padre Lenildo Santana, da Igreja de São José, em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!