Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Capoeiras completa 59 anos de Emancipação Política

Hoje, 21 de dezembro de 2022, o município de Capoeiras, no Agreste pernambucano, comemora 59 anos de Emancipação Política. Ex-Distrito de São Bento do Una, Capoeiras passou a município em 21/12/1964. Capoeiras hoje é conhecida por sua feira livre, pela feira de gado, pelo queijo coalho, pela hospitalidade e religiosidade do seu povo, entre tantos outros atributos.



Álvaro Tenório de Almeida foi o primeiro prefeito, ele foi nomeado interinamente. Em abril de 1965 ocorreu a primeira eleição direta para prefeito, quando foi eleito o senhor José Soares de Almeida Filho (Zezinho Borrego).


Atualmente o município é administrado pelo prefeito Nego do Mercado (PSB).


Para comemorar a passagem dos 59 ano, a prefeitura organizou uma programação que inclui a celebração de uma missa de Ação de Graças, hasteamento dos pavilhões e apresentações musicais na praça com temática natalina.


O surgimento do município de Capoeiras:

Ainda no século XVII almocreves e tropeiros com suas tropas de burros transportando mercadorias entre o Sertão e a Zona da Mata tinha como caminho as terras das Capoeiras, devido a existência de um riacho onde os animais matavam a sede. Nessa época, as terras já pertenciam a São Bento do Una. No século XVIII já existiam diversas meias-águas formando um pequeno aglomerado. No final do século XVIII chegaram aqui Aprígio Inácio Cordeiro e Manoel Rufino que construíram as primeiras casas de tijolos, e montaram suas bodegas.


No ano de 1902 aconteceu a primeira feira, foi realizada debaixo de uma grande arvore em cujos galhos foram penduradas mercadorias.


No ano de 1907/08 foi construída antiga igreja de São José, que hoje não existe mais.

Texto do livro: Capoeiras Paz e Dinamismo

Autor: Albérico Bezerra de Melo


Mais Aniversários!

Também aniversariando hoje 21/12, o mais ilustre capoeirense vivo, o monge Beneditino Dom Hugo Cavalcante. Ele é um dos mais respeitados e influentes membros da Igreja Católica no Brasil, e o único capoeirense citado no anuário dos municípios pernambucanos, como ‘personalidade em destaque.


A Rádio Jovem Capoeiras FM também faz aniversário hoje, completa 27 anos. Criada pelo radialista Sulipa, a emissora é fonte de informação, de entretenimento e de divulgação da cultura e dos costumes da nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!