Seguidores

domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Água, 22 de março,

Barragem Gurjão - Capoeiras PE.
Atividades como tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, lavar as mãos ou simplesmente beber água são tão essenciais à vida que as pessoas as realizam de forma natural, sem se dar conta da importância deste recurso. Agora se imagine passar um dia inteiro sem fazer qualquer uma dessas atividades porque a água do mundo inteiro se esgotou. Seria impossível a vida na Terra. E foi pensando assim, e desejando que esse dia nunca chegue, que a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou o dia 22 de março, como o Dia Mundial da Água. A cada ano a Organização nas Nações Unidas, ONU, propõe um tema relacionado à água para pautar discussões que promovam a conscientização pública quanto à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos. O tema proposto para o ano de 2015 é “Água e Desenvolvimento Sustentável”.


Uso consciente no dia a dia:
Por ser um bem essencial para as atividades humanas, a demanda pela água cresce cada vez mais. Em um mundo habitado por mais de sete bilhões de pessoas, algumas atitudes simples de preservação da água podem fazer toda a diferença.

Pensando assim, vale a pena relembrar e colocar em prática algumas dicas que são aprendidas nos primeiros anos de vida e que, ou pela correria ou por descuido, acabamos esquecendo no dia a dia:

Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Tome banhos curtos e feche a torneira ao se ensaboar;

Desligue a torneira sempre enquanto escova os dentes, lava as mãos ou as louças. Torneira aberta é igual a desperdício. Uma torneira pingando gasta 46 litros de água por dia em média;

Aperte a descarga apenas o tempo necessário. 20 litros de água limpa são gastos em um único uso dela;

Evite lavar o carro e a calçada de casa usando mangueira. Mais de 250 litros de água podem ser economizados usando balde, pano e vassoura para a limpeza;

Armazene água da chuva para regar plantas. Assim você evita gastar cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos;

Faça a manutenção dos equipamentos de distribuição de água da sua casa. Conserte vazamentos em canos e torneiras.
Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Um comentário:

  1. Anônimo3/25/2015

    coitado dos onze por cento nosso professor com dois vinculo dando mas de qutrocentos reais para obolço de quem não se sabe isso e uma vergonha quem vai pagar o fundo previd~encia l?

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...