Seguidores

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Prefeita de Capoeiras participou da Mobilização dos Prefeitos em Brasília

Com faixas e palavras de ordem, prefeitos protestam em frente ao Palácio do Planalto

A crise piorou e trouxe os prefeitos de volta a Brasília. Mais de 500 gestores municipais marcharam em frente ao Palácio do Planalto e em torno do Congresso Nacional para pedir “Dignidade e respeito à autonomia municipal”. A Mobilização Permanente reuniu o público inicialmente no auditório Nereu Ramos, na Câmara, nesta quarta-feira, 5 de agosto de 2015.

No auditório, inúmeros prefeitos e presidentes de entidades estaduais discursaram e falaram dos problemas que estão enfrentando para gerir os Municípios. Depois, eles saíram de lá com cartazes que apontavam as reivindicações.

“FPM: quando a arrecadação encolhe, o povo é que sofre”, “Presidenta, a população espera o cumprimento da palavra empenhada”, “Resíduos Sólidos sem custeio é sujeira” diziam algumas das faixas e cartazes. Os gestores também gritavam palavras de ordem como “Prefeitos unidos jamais serão vencidos”.
Protesto

Por algum momento, em frente ao Palácio do Planalto, os prefeitos e demais participantes sentaram no asfalto e cantaram o Hino Nacional. Neste instante, a tropa policial fazia um tipo de cordão para impedir a passagem dos municipalistas. Por algum tempo, o trânsito foi impedido, mas logo liberado.

Depois do ato em protesto pela desatenção com os Municípios, os gestores resolveram esperar em frente ao Planalto enquanto uma comitiva acompanhava o presidente Aroldi na entrega da Carta Municipalista à Presidência da República, ao Congresso Nacional e à Sociedade Brasileira. Quem recebeu os municipalistas foi o subchefe de Assuntos Federativos, Olavo Noleto.

FPM
A maior reivindicação é sobre o não cumprimento da palavra por parte do governo federal em relação ao repasse extra do Fundo Participação dos Municípios (FPM). Era esperado 0,5% da arrecadação sobre 12 meses e a transferência foi apenas sobre seis meses. Portanto, as prefeituras receberam metade do combinado – 0,25%. “É uma questão de honra”, destacou a todo momento o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.
Fonte: CNM

A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) participou da Mobilização dos prefeitos e Brasília; numa rede social, a socialista postou a foto que ilustra esta postagem, e na legenda escreveu: "O atraso nos repasses dos programas federais e as constantes quedas do FPM vem prejudicando severamente os municípios brasileiros. Os prefeitos se mobilizaram em busca de soluções".

2 comentários:

  1. Anônimo8/08/2015

    Prefeita estou sabendo que Luizinho está deixando os pacientes em Recife, quando as consultas ficam para o final da tarde, tome providência isso é uma vergonha. Ele tá querendo mandar mais que você.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/10/2015

    Isso é realmente um caso sério.cadê o secretário.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!