Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Previsão das chuvas para Pernambuco nos meses de fevereiro, março e abril de 2017


A Reunião de Análise e Previsão Climática ocorreu na FUNCEME, em Fortaleza, durante o XIX Workshop de Avaliação Climática, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017. Na reunião foram analisados os
campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre fevereiro a abril (FMA) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos a previsão é: maior probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média em todo o estado de Pernambuco, excetuando-se as microrregiões Sertão do Pajeú e Sertão Araripe onde, as chuvas podem ficar próximas da média.

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE FMA.
Em particular, na mesorregião do Sertão Pernambucano, esse é o trimestre mais chuvoso onde ocorrem 52% da chuva anual. O acumulado médio para o trimestre fevereiro, março e abril é de: 325,3 mm no Sertão; 250,7 mm no Agreste; 368,9 mm na Zona da Mata e 604,3 mm na Região Metropolitana do Recife.

Vale salientar que, mesmo com a previsão do total acumulado de precipitação no período ficar abaixo ou em torno da média, podem ocorrer chuvas intensas e mal distribuídas tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas) e acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...