A reunião de previsão climática sazonal foi realizada na FUNCEME-CE no dia 18 de janeiro de 2018 e simultaneamente, através de vídeo conferência para os estados do Nordeste. Os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre fevereiro, março e abril/2018 (FMA) indica condições favoráveis às chuvas, apenas nos estados mais ao norte do Nordeste, ficando o estado de Pernambuco, Alagoas e Sergipe com condições desfavoráveis. Sendo assim, a previsão para o estado de Pernambuco é de chuva a abaixo da normal climatológica no Sertão do São Francisco e, variando de normal a abaixo da normal climatológica nas outras mesorregiões do estado. Ressaltando a grande variabilidade temporal e espacial das chuvas desse período. Ou seja, podem ocorrer chuvas fortes e isoladas numa determinada localidade e em outra localidade, pouca ou nenhuma precipitação.
CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL
A climatologia das chuvas nos meses de fevereiro, março e abril estão representadas nas Figuras 1a a 1c. Esse é considerado o trimestre mais chuvoso do Sertão, onde chove 52% do esperado para o ano inteiro; já no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife chove em torno de 30% do esperado para o ano. Em média, nesse trimestre chove 325 mm no Sertão, 251 mm no Agreste, 369 mm na Zona da Mata e 604 mm na Região Metropolitana do Recife. Sendo março o mês mais chuvoso do trimestre no Sertão, já no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, abril é o mês mais chuvoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!