Seguidores

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Previsão climática para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2018 em Pernambuco

A reunião de previsão climática sazonal foi realizada no CPTEC/INPE-SP no dia 18 de dezembro de 2017 e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre janeiro, fevereiro e março/2018 (JFM). De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e do oceano Pacífico indica uma condição de “La Niña” fraco e as condições do Oceano Atlântico não são favoráveis às chuvas, sendo assim, a previsão é de chuva  abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco, principalmente para o Sertão onde este trimestre janeiro a março faz parte da estação chuvosa. Nesse período, no Sertão, podem ocorrer pancadas de chuva forte, em pontos isolados, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento causadas por sistemas transientes, nos meses de janeiro e fevereiro, como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN); e a partir de março, o principal sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá provocar dias consecutivos de chuvas.

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO

A climatologia das chuvas nos meses de janeiro, fevereiro e março estão representadas nas Figuras 1a a 1c. Esse é um dos períodos mais secos na Zona da Mata e Agreste, quando são registradas as maiores temperaturas. Em média, no trimestre chove 436 mm na RMR, 277 mm na Zona da Mata, 191 mm no Agreste, já no Sertão o acumulado atinge 302 mm, sendo março o mês mais chuvoso do trimestre. A temperatura tende a permanecer elevada em todo estado, mas em alguns dias com valores amenos, devido nebulosidade. Portanto, recomenda-se o acompanhamento diário das previsões do tempo realizadas pela APAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!