No dia 7 de novembro de 2011, na Escola de Referência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capoeiras, a educadora Maria Almeida de Oliveira ministrou aos alunos do curso Normal em Nível Médio, a palestra “Desmistificando o Conceito de Inclusão Social”.
Contando com o apoio da direção e de colaboradores da escola de Referência, a palestra da educadora Maria Almeida teve como objetivo desmistificar o conceito de Inclusão Social e transmitir aos alunos e professores presentes, a importância de se refletir sobre o tema Inclusão Social.
Inclusão Social: “É um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.”
No seu trabalho de preparar o jovem para a sociedade, a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já vem abordando em seu cotidiano, a temática “Inclusão Social”. Trabalho que realiza junto aos alunos através da conscientização do significado de inclusão, da apresentação de vídeos, e das atividades realizadas em sala de aula.
Fotos:
1 - Logotipo da palestra. 2 - Professora Maria Almeida e professor Zezinho. 3 - Alunos do Normal Médio durante a palestra.
A Inclusão Social é uma forma de oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos. Então, isso que está acontecendo na Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é de extrema importância para a sociedade capoeirense, pois a Inclusão Social nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.
ResponderExcluirParabéns aos educadores da EREM NSP SOCORRO, em especial a coordenadora de apoio Maria Almeida, mostrar aos jovens a importância da Inclusão Social é de extrema necessidade, principalmente aos estudantes do curso Normal em Nível Médio, pois eles serão futuros formadores de opinião e devem sim ter opiniões formadas em defesa dos mais necessitados ao acesso que lhes é de direito que muitas vezes é negado!!!
ResponderExcluirProfessora Nédiva Costa