Seguidores

segunda-feira, 14 de maio de 2012

secretaria de Educação de Pernambuco divulga novas regras para a escolha dos diretores das escolas estaduais


A secretaria de Educação de Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (14), as novidades para a escolha de diretor e vice diretor das escolas da rede estadual. As inscrições para o processo de formação e seleção dos novos diretores escolares serão abertas nessa terça-feira (15) e seguem até 20 de junho.

Os novos critérios para a seleção incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como consulta junto à comunidade escolar e  formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos. O professor interessado deverá se inscrever no site da SE (www.educacao.pe.gov.br) e participar do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar (PROGEPE). Ao todo são 11.235 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino. As aulas iniciam em junho e seguem até outubro.

O programa se constitui de um processo com três etapas. A primeira delas é a seletiva, que compreende um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar.

Após a aprovação nessa etapa, os professores estarão aptos a continuar na disputa, que segue com uma etapa consultiva. Onde os alunos matriculados na escola, os pais, e servidores da escola escolherão no dia 09/12, os nomes que comporá uma lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado. Ele irá fazer a nomeação e a posse dos escolhidos”, explicou o secretário.

Aqueles que forem escolhidos pelo governador, deverão se matricular no curso de especialização ou mestrado (360 horas), que é a terceira e última fase do processo. Nessa etapa formativa, a formação será feita em gestão escolar, avaliação e valores humanos em educação. Esses módulos visam dotar os candidatos de características inerentes ao cargo, como liderança, coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento e avaliação da escola, sua cultura e seus processos educacionais. 

Já os vice-diretores serão escolhidos pelos diretores selecionados para assumir a gestão da escola.

Em Capoeiras só há uma escola Estadual: é a EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Escola da COHAB). Essa nova regra não se aplica às escolas de referência.

Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

2 comentários:

  1. Anônimo5/14/2012

    O Governador escolhe.... Tá de brincadeira!!!!!!!!
    Vamos continuar do jeito que está!AMÉM!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!