Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CRAS de Calçado entre os melhores de Pernambuco


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou um censo no ano passado para verificar a qualidade do atendimento socioassistencial e o resultado foi publicado recentemente, apontando o estado dos centros de referência da assistência social (CRAS). Em Pernambuco, a unidade de Calçado, no Agreste Meridional, obteve a média nove – avaliação conseguida por menos de um terço dos 185 municípios.

De acordo com o MDS, o CRAS de Calçado trabalha em horário adequado (de 7h às 17h); tem estrutura física apropriada; a equipe - composta por psicóloga, assistente social, coordenadora, auxiliar de serviços gerais e técnica administrativa– foi considerada satisfatória para atender a população carente; e as ações foram tidas como superiores às demais comumente realizadas por outros centros. Segundo Ana Paula Barros, Secretária Municipal de Assistência Social, “a média deve aumentar porque há investimento em novos serviços: já temos um local para o grupo de idosos e outro para o ProJovem, temos um carro e uma moto para ir a todos os pontos do município e expandir o trabalho e, em breve, instalaremos uma brinquedoteca”.

A unidade é caracterizada pelo MDS como Pequeno Porte I devido à dimensão de Calçado, porém, ainda assim há o cuidado em descentralizar a atuação. Além do acompanhamento psicossocial, das oficinas profissionalizantes, atividades esportivas e passeios de caráter pedagógico, a equipe realiza cursos na zona rural, como o de crochê no sítio Miné e o de arranjos florais no sítio Várzea do Gado. Para a assistente social do CRAS, Rosicleide Porto, “a nota veio evoluindo principalmente por conta da busca intensa por pessoas em vulnerabilidade social e porque existe o engajamento para reverter a situação”.
Por: Jael Soares

Assessoria de Comunicação / Jacqueline Menezes

Um comentário:

  1. Noquinha5/28/2012

    Um exemplo a ser seguido. Nossos parabéns à jovem Secretária de Assitência Social de Calçado. Que todas as outras áreas do município sigam o exemplo de Ana Paula e possam também atingir esse resultado!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!