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terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Em Capoeiras, alunos de escola rural vivenciam projeto sobre convivência com a seca


A seca que de tempos em tempos castiga a região Nordeste é para algumas pessoas, castigo de Deus. Na zona rural do município de Capoeiras, Sítio Pedra Miúda, na Escola Municipal Joaquim Mendes, os alunos além de Português e Matemática aprendem que é preciso criar mecanismos para amenizar os efeitos da seca. A professora Valdiene Santana desenvolveu com seus alunos o Projeto: “A convivência (difícil) com a seca”; onde os pequenos estudantes na sala de aula e, extraclasse no meio da caatinga, foram provocados sobre a situação da seca.

A professora valdiene Santana (foto) disse que o Projeto visa desenvolver o senso critico nos futuros homens e mulheres, pois a pesar de ser um fenômeno natural, a seca e seus efeitos podem ser amenizados com boas praticas para convivência.

No projeto, os estudantes também foram apresentados a Gêneros Textuais como: Literatura de Cordel, reportagens, documentários, biografias e musicas, todos relacionados a seca e a região nordestina. A figura do vaqueiro, a biografia de Patativa do Assaré, e a musica “Chuva de honestidade” cantada por Flávio Leandro, também integraram o Projeto.

Moradores na área da caatinga, os alunos ao saírem de suas casas para irem à escola, entram no cenário de vegetação seca, sol escaldante e escassez de água. Cenário que faz parte da vida deles e de seus pais e irmãos; e para muitas dessas crianças também será berço para seus desentendes. Daí, a necessidade da Escola se adaptar a realidade dos seus.

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