Seguidores

sábado, 30 de setembro de 2017

Agreste é Notícia, 30/09/2017


Coluna publicada aos sábados apresenta o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente iniciou o projeto de Recomposição da Mata Ciliar Nativa nas Nascentes de Garanhuns em três propriedades, localizadas no Sítio Jardim, Sítio Várzeas das Rosas (distrito Iratama) e Sítio Mochila (distrito Miracica). Como primeira ação foi realizada uma visita nessas propriedades e as zonas ripárias foram analisadas quanto ao grau de composição de mata ciliar. A segunda ação é a introdução de mudas de espécies produzidas na Sementeira Municipal que são nativas de Garanhuns nas áreas analisadas. A metodologia adotada para a recuperação da mata ciliar se faz através do modelo de ‘Ilhas diversificadas’, que consiste no plantio de mudas em pequenos núcleos (ilhas) com elevada diversidade e densidade de indivíduos de espécies de diferentes grupos ecológicos (pioneira secundária e climática). 

- Na quinta-feira, 28/09/2017, foi realizado em Garanhuns, capacitação do Programa Garantia-Safra 2017/2018. A capacitação reuniu representantes de prefeituras, sindicatos, IPA e agricultores de 35 municípios do Agreste.

Angelim
- Ex-presidiário assassinado a tiros. Na madrugada da quinta para sexta-feira, 29/09/2017, foi morto com cinco disparos de arma de fogo calibre 38, o ex-presidiário, Wilson de Moura (Tandinha), 22 anos; o crime ocorreu em uma casa abandonada no Sítio Lajeiro, zona rural de Angelim. Vizinhos acionaram a Polícia informando terem ouvido disparos de arma de fogo durante a madrugada. A vitima havia saído da cadeia pública de Lajedo, onde estava preso, no 17/08/2017.

Jupi
- Funcionário publico assassinado a tiros. A vitima Iranildo Muniz saraiva, 48 anos, foi assassinado dentro do seu veiculo um Siena, com diversos disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na noite da quinta-feira, 28/09/2017, no Loteamento Bela Vista, na cidade de Jupi. A autoria e a motivação do crime são desconhecidos.

Paranatama
O destacamento da Polícia Militar no município de Paranatama contará a partir de agora com uma viatura própria. O município até então era atendido pela viatura da PM de Saloá. A chegada da viatura foi um esforço do Comandante do 9º BPM Tenente Coronel Paulo Cesar.

- A TV século 21, de SP,  e o padre Adilson estiveram na cidade de Paranatama, na noite da terça-feira, 26/09/2017, onde foi celebrada a Missa “Mãos Ensanguentadas de Jesus”. A missa contou com as presenças de milhares de fiéis, e vários padres de paróquias da região.

- Veiculo que transporta universitários em Paranatama e Garanhuns foi assaltado na noite da quinta-feira, 28/09/2017, no sitio Mocós, zona rural de Paranatama. A van com os universitários retornava de Garanhuns quando foi interceptada por elementos armados que subtraíram das vitimas pertences e telefones celulares.

Águas Belas.
- Índio morre com disparo acidental de arma de fogo. Na segunda-feira, 25/09/2017, o índio Walter Pereira Marques, de 19 anos, faleceu vitima de um disparo acidental de arma de fogo; ele estava dentro da área da aldeia Fuini-ô, em Águas Belas. O índio estava numa motocicleta quando perdeu o equilíbrio e ao tentar segurar a espingarda para que não caísse, a mesma disparou atingindo-o no abdômen; ele ainda foi socorrido para o Hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Caetés.
Prisão por trafico de drogas. Na tarde da quinta-feira, 28/09/2017, a Polícia Militar localizou numa residência no Sítio Várzea Suja, um ponto de revenda de drogas. No local havia cinco pessoas que foram revistadas e em poder de um menor de 15 anos, a PM localizou um revolver Rossi, calibre 32, municiado com seis projeteis intactos. Ao receberem autorização da proprietária para realizar uma revista no interior da casa, os policiais militares encontraram um tablete de maconha e 39 Big Big da mesma droga. Todas as pessoas que estavam na casa foram conduzidas para Delegacia Regional da Polícia Civil, em Garanhuns para as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!