Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Deputado José Humberto faz apelo ao Governo do Estado para incentivar o Plantio de Palma em Capoeiras

A necessidade do fortalecimento da pecuária no município de Capoeiras, no agreste meridional, levou o deputado estadual José Humberto (PTB) a sugerir ao Governo do Estado a criação de um programa para doação de folhas de palma para plantio.

A proposta do parlamentar tem por objetivo incentivar o plantio de palma de espécies resistentes a pragas para que sirvam como alternativa na nutrição de gado. “Devido às características de longos períodos de estiagem, escassez de água e pouca alternativa de alimento, a pecuária experimenta alguns impedimentos para o seu desenvolvimento no semiárido pernambucano, por esta razão há a necessidade de se estimular culturas que se adaptam bem ao clima da região, sejam resistentes a pragas e que ao mesmo tempo sejam viáveis para alimentação do rebanho. Neste contexto a palma é uma excelente alternativa”, defendeu.

Para justificar a sua posição, José Humberto reforçou que a palma dos tipos orelha de elefante e miúda, além de atenderem aos requisitos, possuem produtividade de até 400 toneladas por hectare/ano e falou que quando desidratada e transformada em “farinha de palma” ele pode se tornar em uma “emulsão protéica” e de fácil digestão pelos animais. O parlamentar também apontou experiências exitosas em outros estados.

“A Bahia e o Rio Grande do Norte já implantaram programas de distribuição de folha de palmas das espécies resistentes para pequenos e médios produtores rurais e vêm obtendo resultados significativos no desenvolvimento da pecuária”, destacou.

O deputado direcionou a sugestão ao Governo do Estado, à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e à Agência de Defesa da Agropecuária de Pernambuco.

Imagem: João Bita
Informações: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!