Seguidores

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Professora da EREM de Capoeiras publica livro de tese, 'Olhares do semiárido Pernambucano'


Doutoranda em Educação, a professora da Rede Estadual Valéria Godoi do Nascimento lançou o livro de tese: Olhares do Semiárido Pernambucano. Na terça-feira, 03/10/2017, a professora Valéria Godoi realizou uma abordagem sobre o seu livro; a palestra aconteceu na biblioteca da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Capoeiras, onde ela leciona a disciplina Biologia. O evento reuniu alunos, professores, a Gestora da EREM Capoeiras, Rosana Souto, e o senhor Paulo Eudes, representando da GRE Agreste Meridional.


O livro aborda o bioma caatinga com suas belezas e peculiaridades, e chama a atenção para a necessidade da sua preservação; traz opiniões de professores e alunos da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujos nomes foram substituídos por pseudônimos de animais da fauna da nordestina. A professora Valéria Godoi salientou aos presentes que a caatinga é fantástica, única, rica e bela; que é na caatinga que vivemos, e que é nela que temos que ser felizes.

O livro pode ser adquirido diretamente com a professora, e também esta a venda na internet, nos links:




Sobre o Livro:
A Educação Ambiental e Sustentabilidade são armas essenciais na luta contra a crise ambiental determinada pelo modelo imposto à sociedade. Uma postura exploratória e consumista da civilização global que se constata através da ação antrópica, culmina para uma autodestruição, uma vez que esse ser humano está inserido no meio ambiente natural ou já modificado e consequentemente sofre com os danos e impactos provocados ao planeta. O ambiente educativo e escolaridade do ensino Formal deve oportunizar de maneira interdisciplinar ao educando um despertar para a preservação do planeta, e é esta forma de escrever um livro para os anseios do bioma Caatinga, que caracteriza-se por ser um bioma endêmico do semiárido brasileiro e com graves problemas socioambientais.

Sobre o autor
A autora Valéria Godoi do Nascimento é formada em Licenciatura Plena em Biologia-UPE (2004); especializada no Programa de Ensino de Biologia-UPE (2007) e Ciências da Educação-FATIN (2013); Mestra em Ciências da Educação-ULHT-PT (2015); e é doutoranda em Educação-ULHT-PT (2017). Atua há 11 anos como professora efetiva do estado de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Eis queencontro-me realizada ao encantar-me e elucidar-me com todos os OLHARES DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO que vimos de todos os educandos participantes deste projeto.

    Muitíssimo obrigada,

    Valéria Godoi do Nascimento

    É preciso educar,

    É preciso informar,

    Que a caatinga

    Temos que preservar,

    Não é necessário ser doutor,

    Cantor, poeta ou pintor,

    Basta apenas observar

    Que nesta biodiversidade,

    Cada vegetação, cada animal,

    Tem o seu valor.

    Deixe livre a seriema, o papagaio,

    O periquito e a sabiá,

    Deixe livre a ema, o tatu-bola, o tamanduá.

    Há tantas belezas, como a flor do mandacaru,

    O pôr-do-sol e o luar;

    Quantos sabores inesquecíveis

    Como o fruto da palma,

    O umbu e o juá.

    E por vasta riqueza,

    Vamos preservar?

    Vamos caatingar?

    Caatingar é um verbo que acabei de inventar.



    Autor: Leidinar Oliveira (Curaçá-BA)

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!