Hoje, em Oslo, capital da Noruega foi divulgado o nome do ganhador do Prêmio Nobel da Paz. O escolhido foi o escritor e professor Chinês Liu Xiaobo, que condenado a 11 anos de detenção, cumpre pena por "incitar a subversão ao poder do Estado", por defender reforma democrática na China.
É vergonhoso um homem, ou regime político, proibir outro homem ou uma nação inteira do direito de se expressar. Os ditadores Chineses classificaram de "blasfêmia", a concessão do prêmio a Liu. Quando bem sabem eles que blasfêmia é o eles fazem com seu povo. Para que servem as altas taxas de crescimento economico na China se o povo vive preso. Do que adianta ser uma potência mundial, se envergonha o mundo com suas ações ditatórias. Do que adiantará aos Chineses ser a maior economia do mundo, se o que há de mais importante na vida de um homem: Liberdade; eles não têm.
Mas, há pesoas no mundo inteiro que aplaudem as ditaduras e os filhotes de ditadores. Quando um político persegue um funcionário público por que supostamente este não lhe deu um voto, porta-se como um ditador e deve merecer nosso repudio. Igualmente são ditadores: os empregadores que não respeitam seus funcionário; e, as pessoas que por terem contas bancárias pomposas, humilha os desprovidos.
Só através da força e do apadrinhamento, pessoas e governos ruins e incompetentes podem se perpetuar no poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!