Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Capoeiras precisava aumentar o numero de vereadores?



A câmara de Capoeiras aprovou por unanimidade em primeira votação o aumento do numero de vereadores, que a partir das próximas eleições passará de 9 para 11.

Os que defendem o aumento das vagas na Câmara (os próprios vereadores, e as pessoas que pretendem candidatar-se nas próximas eleições) podem argumentar que aumentará a representatividade do povo no Legislativo Municipal. No entanto, acredito que faltou aos nossos vereadores debaterem com a sociedade, saber o que o povo pensa sobre o assunto, para depois tomarem a decisão. Já que os vereadores são supostamente representantes do povo.

Capoeiras tem 19.500 habitantes, destes, cerca de 14 mil são eleitores. Nas últimas eleições, no ano de 2010, votaram no primeiro turno em Capoeiras 10.647 eleitores. Fazendo um calculo simples, se todos os eleitores capoeirenses votarem no próximo pleito municipal, teremos 1 vereador para cada 1.272 eleitores, ou para 1772 habitantes. Mas o problema não está só em aumentar o numero de parlamentares, está no fato de que provavelmente não haverá melhora no desempenho da Câmara. Quantidade se fosse sinônimo de qualidade e trabalho, o Brasil não teria problemas, pois, há no país 513 deputados e 81 senadores; e o que mais vemos no país são desmandos e corrupção.

A resolução deverá ser votada em segundo turno na sessão da Câmara de Capoeiras, nesta terça-feira (06/09).

Nas imagens, outdoors espalhados por moradores em protesto contra o aumento do numero de vereadores na cidade de Jaraguá do Sul – SC.

3 comentários:

  1. Anônimo9/04/2011

    Esperamos que a população participem dessa votação e possam exercer o dever de debater as questões políticas do que nos diz respeito.
    Não me conformo em saber desse aumento para os cofres públicos, pois os vereadores que nós temos não fazem o mínimo para a nossa população, então por quê aumentar o número de vagas no legislativo municipal de Capoeiras?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/04/2011

    O que falta em Capoeiras?
    A construção da escola estadual, a conclusão da PE até São Bento do Una, uma escola para a comunidade quilombola do Imbé até o Fundamental II, recuperação de muitas estradas da zona rural, mais segurança pública, incentivos para a melhoria da nossa feira livre, casa de cultura para os jovens, etc, etc, etc.

    O que nossos vereadores tem feito para a solução desses e de outros problemas da nossa cidade?
    Nada, nada, nada, nada.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/04/2011

    Precisamos mudar é de vereadores e não aumentar o número.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!