Seguidores

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cochonilha volta atacar plantações de palma forrageira em Capoeiras, São Bento do Una, Pedra, Venturosa e Buique

AGRESTE Sem registros desde a década de 80, cochonilha de escama volta a atacar plantações de palma, afetando assim o principal alimento do gado de leite


Não bastasse a ameaça de uma nova seca, os produtores de leite do Agreste estão enfrentando um problema que há muito parecia resolvido: a praga chamada de cochonilha de escama, que ataca plantações de palma, um dos principais alimentos do gado. O Agreste foi uma das regiões mais atingidas pela estiagem que durou de 2010 a 2013.


No ano passado, os produtores plantaram as palmas do tipo miúda e orelha de elefante, resistentes à cochonilha do carmim, praga mais conhecida e que provocou perdas na última seca porque atingiu as plantas que alimentam os animais. A falta da palma e a estiagem trouxeram grandes prejuízos ao setor leiteiro.

O problema é que agora as variedades resistentes à cochonilha do carmim estão sendo atacadas pela cochonilha de escama em pelo menos cinco municípios: Buíque, Venturosa, Pedra, São Bento do Una e Capoeiras. “Alguns produtores chegaram a vender o gado para comprar as sementes da palma resistente à cochonilha do carmim e agora estão com o plantio infectado pela cochonilha de escama”, diz o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta.

O último grande ataque da cochonilha de escama ocorreu na década de 80. Essa praga voltou devido à intensificação do plantio da palma dos tipos miúda e orelha de elefante, segundo o professor da área de produção de ruminantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Airon Melo. A palma atacada pela cochonilha do carmim é a gigante.

A cochonilha de escama pode ser contida se o produtor passar óleo mineral na planta ou se colocar um tipo de joaninha que come a praga. “Foi um ataque muito severo. Tive que arrancar cerca de 20% do plantio de palma. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ficou de multiplicar um tipo de joaninha que acaba com a praga, mas isso não chegou ao campo”, diz o produtor de gado Edenildo de Azevedo, que tem uma fazenda em São Bento do Una, no Agreste. “A joaninha selvagem existente no local não consegue conter a praga”, conta. No ano passado, ele perdeu o plantio de palma devido à cochonilha do carmim. Ele diz não ter ideia do atual prejuízo e replantou 10 hectares. Geralmente, o plantio de um hectare de palma custa R$ 4 mil. A cochonilha de escama pode levar a planta a morte, caso não seja tratada.

O secretário estadual de Agricultura, Aldo dos Santos, informa que vai pedir aos técnicos do IPA um levantamento com a finalidade de saber “em que nível está a praga da cochonilha de escama”.

Fonte: JC/Economia/Angela Fernanda Belfort

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!