Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EREM, Jovens Parlamentares de Pernambuco embarcam para Brasília.

Esta semana promete ser movimentada para os quatro estudantes da rede estadual selecionados pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014. Eles embarcaram ontem (21) para a jornada parlamentar oferecida pelo programa, que inicia hoje (22), em Brasília, Distrito Federal. Dos quatro jovens deputados, três são de escolas do Agreste Meridional. 

Um deles é Lucas Ferreira de Melo, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns. Ele foi selecionado com um projeto de lei que trata da criação de Unidades de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVI) em âmbito nacional. Enquanto Lucas tenta garantir a proteção aos animais, a estudante Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio, município de Correntes, lançou um olhar sobre as pessoas de mais idade. O projeto proposto por ela garante aos idosos o direito à informação e acesso às novas tecnologias, concedendo cursos especializados e gratuitos exclusivamente voltados para este público. Também com temática relacionada à educação, o projeto de Adeilson Alves da Silva, da Escola Jornalista Manuel Amaral, Lajedo, baseia-se na necessidade de ingresso no ensino superior para propor a criação do PRONAPE (Programa Nacional Preparatório para o ENEM), para os alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. 

Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, completa o quadro de pernambucanos selecionados. Eles simularão a jornada de trabalho de Deputados Federais na Câmara, em Brasília. Lá, além de participar de workshops, palestras, visita aos principais ambientes de decisão política do país, eles defenderão seus projetos em plenária e podem ter suas ideias transformadas em pauta de discussões oficiais no parlamento. 

Este ano, Pernambuco registrou 256 projetos de lei inscritos para o programa, superando em muito o número de inscrições de 2013, que foi 144. No cenário nacional, Pernambuco ficou em terceiro lugar, atrás de Amazonas, com 300 inscrições, e de São Paulo, com 303, e foi o primeiro no Nordeste. Garanhuns e região tiveram participação efetiva neste resultado: cerca de 50% dos projetos inscritos no Estado foram enviados pela GRE Agreste Meridional. 

PARLAMENTO JOVEM– Criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa n.º 49/04, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O objeto do programa é possibilitar a estudantes do Ensino Médio e Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!