Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pernambuco vive epidemia de dengue, reconhece o governo do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco  reconheceu que o Estado enfrenta uma epidemia de dengue. Segundo a SES, apenas 5 dos 184 municípios pernambucanos ainda não registraram casos da doença. Somente neste ano, até o dia 2 de maio, foram notificados 37.589 casos da doença, um aumento de 528% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a SES, 44 pessoas registraram casos graves da doença, muitas do tipo hemorrágico. Deste total, 25 casos foram confirmados. As cidades com maior incidência da dengue são o Recife (8.566), Camaragibe (2.176) Jaboatão dos Guararapes (11.865) e Goiana (1.530), todas localizadas na Região Metropolitana do Recife.  Os índices de infestação em Pernambuco chegam a 300 para cada grupo de 100 mil habitantes.

“Os números apontam agora para uma epidemia. Mas o surto ainda está concentrado em algumas regionais de saúde. Em muitos municípios, por questão de escassez de água, o combate está sendo um pouco dificultado, como nos do Sertão”, disse a coordenadora estadual do Programa de Controle da dengue e Chikungunya da SES, Claudenice Pontes.

Diante do quadro atua, a SES deverá intensificar as ações de combate à doença, além de pedir a colaboração da população para enfrentar o problema. "Principalmente as ações de bloqueio de casos, com os carros fumaceiros. Ao mesmo tempo, pedimos ajuda de todos. Antes, a gente tinha muito mosquito, mas podia ser que eles não tivessem o vírus da dengue. Agora, com a epidemia, a chance de ter o vírus é muito maior. Se está armazenando água, vamos armazenar ela adequadamente, bem fechada", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!