Seguidores

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Verão começa hoje quinta-feira, 21/12/2017

Em 2017, o Verão começa na quinta, dia 21 de dezembro, precisamente às 13h28min. O horário exato varia de um ano para outro, de acordo com o fenômeno astronômico do “solstício”. É o momento exato em que os raios solares atingem perpendicularmente o Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária situada ao sul do Equador.

Nesta estação, os dias são mais longos que as noites. Uma curiosidade é que o dia 21 de dezembro será o dia do ano com mais horas de Sol no Hemisfério Sul do planeta. 

Do ponto de vista da meteorologia, são características do verão as temperaturas mais elevadas, principalmente no período da tarde. Em Pernambuco, as temperaturas máximas podem atingir até 40°C no Sertão, 37°C no Agreste e 35°C na Zona da Mata e Litoral.

Nos meses de verão, temos o início da estação chuvosa no Sertão, quando chove em média, cerca de 300 mm. No Agreste, Zona da Mata e Litoral não é período chuvoso, porém podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas, concentradas em poucas horas.

De acordo com os meteorologistas, as configurações dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera NÃO são favoráveis às chuvas. Para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2018, a previsão é de chuva abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco, principalmente para o Sertão.
APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!