A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem divulgou no site da entidade o boletim informativo que contém os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Estado em 2015. Segundo o documento, a RD (Região de Desenvolvimento) Metropolitana permanece registrando maior peso na economia estadual, com 61%, o que significa 39% para o conjunto dos municípios do interior. Já no interior o ranking é: Caruaru 6,1%, Petrolina com 5,5% e Goiana, 3,0%. Os dados podem ser consultados no link: www.condepefidem.pe.gov.br
Entre os 15 primeiros da lista apenas dois não apresentaram os Serviços como o setor de destaque: Ipojuca (RD Metropolitana, com 8,0%) e Goiana (na Zona da Mata, com 3,8%). Segundo o diretor executivo de Estudos e Pesquisas da entidade, Maurílio Lima, o reflexo do desempenho das duas cidades está no setor industrial, que vem contribuindo para a desconcentração da atividade econômica com impactos no setor de serviços, bem como nas atividades agropecuárias.
No ranking geral, a capital Recife continua despontando na primeira colocação e responde por 50,2% do PIB metropolitano, com R$ 48,0 bilhões de PIB. Seguem-se as cidades de Jaboatão dos Guararapes (13,2%), Ipojuca (8,0%), Cabo de Santo Agostinho (com 7,9%). Caruaru (no Agreste) vem em quinto lugar(6,1%); Petrolina, no Sertão do São Francisco, na sexta colocação (5,5%); Olinda desponta em sétimo (5,2%); Paulista (3,95); Goiana e Vitória de Santo Antão (3%). No Interior destacam-se ainda Garanhuns (1,9%), Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada (ambos com 1,2%) e Carpina (1,15%).
A economia do Interior perfaz um PIB de R$ 61,3 bilhões equivalentes a 39,0% da economia estadual. O Agreste como um todo responde por 40,5%, a Mata por 30,3% e o Sertão, pelos demais 29,3% do PIB interiorano.
www.condepefidem.pe.gov.br
www.condepefidem.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!