Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Alunos do Colégio Municipal de Capoeiras participam de palestra sobre água e o Rio Una


No município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, onde nasce o Rio Una - a água, o bem mais precioso e essencial à vida no planeta foi tema de uma palestra aos alunos do Colégio Municipal José Soares de Almeida. Atendendo convite da Gestora do Colégio, professora Maria Almeida, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una (COBH-UNA) e radialista, Sulipa, ministrou a palestra que culminou com uma visita técnica a nascente do Rio Una, no sítio Serra da Boa Vista, zona rural do município.

Na palestra, os alunos puderam ver num telão imagens de agressões praticadas pelo homem contra o Rio Una já a partir da sua nascente e de seus afluentes: desmatamento, despejo de esgoto e acumulo de lixo. Os alunos foram provocados para a necessidade de preservação do meio ambiente para se ter água com qualidade, e foram convocados pelo palestrante a plantarem e cuidarem de uma árvore nas casas e ruas onde residem.

Após a palestra, alunos, equipe Gestora e alguns professores fizeram uma visita técnica a nascente do Rio Una, para conhecer o local onde o rio nasce e a sua realidade.

Intermitente, o Rio só corre água na sua nascente durante o período chuvoso, no inverno.


Cadê a água? Cadê o Rio? Perguntaram varias crianças ao chegarem à nascente, surpresas diante da vegetação seca e da falta de qualquer resquício de água que atestasse que ali nasce um importante rio de Pernambuco – o Rio Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!