Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Prefeito de Garanhuns já torrou quase 30 milhões de reais só com verba de gabinete

Por Altamir Pinheiro

Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns, pra variar, como sempre,    continua TRAPACEANDO o povo ao esconder na tremenda cara de pau as informações necessárias com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Transparência e a  Lei de Acesso à Informação.  Quando o cidadão clica no item do MENU abre-se uma página com os seguintes dizeres: REGISTROS NÃO ENCONTRADOS... Quer dizer, no campo da informação obrigatória, isso é trapaça pura!!!

Na última quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Garanhuns realizou-se,  uma audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 e Plano Plurianual (PPA). O troço foi   realizado no plenário da Câmara, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Casa Raimundo de Moraes e a   Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, comandada pelo  falante secretário, o engenheiro civil  Carlos Carvalho e seu corpo técnico(auxiliares) que nos prestaram informações truncadas, incompletas com muito mimimi e um baita blábláblá, mas nada de concreto!!!

Como se sabe, na Lei Orçamentária Anual(LOA) está  contida as previsões de receita e fixação das despesas com cada uma das atividades governamentais, sempre comprometidas, assim se espera,  com a ética e a eficiência na utilização dos recursos públicos. Como se trata de lei municipal, todo o planejamento orçamentário deve ser encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores. Na parte da RECEITA, deverá estar previsto tudo aquilo que a administração pública irá arrecadar no ano seguinte. Já na parte da DESPESA deverão estar fixados os limites de gastos que a administração fará em cada setor. Porém, quando o cidadão se dirige ou  se depara com o Portal da Transparência via internet, não encontra nadica de nada!!!

A Lei Orçamentária Anual(LOA)  é um  Orçamento Público que  possui a mesma finalidade do Orçamento Doméstico das nossas casas, com a diferença de que é feito especificamente para o período de um ano. Tomemos como exemplo a  rubrica VERBA DE  GABINETE DO PREFEITO que estar orçada para 2019  no valor de   R$ 4.420.000,00(quatro milhões quatrocentos e vinte mil reais). Todos hão de convir que a peça orçamentária de 2019  dos gastos no Gabinete do Prefeito está faltando clareza e transparência e sobrando críticas por não constar no Portal da Transparência da Prefeitura para que a população tenha acesso aos desdobramentos desse montante  bastante significativo. Por tudo isso o valor é moralmente questionável, muito questionável, em razão de  uma situação dessa ser   inadmissível e inconcebível  a  não disponibilização  desse montante para o cidadão que se acha no direito de se informar através do   acesso à Internet.

Quanta à verba em epígrafe, durante o período em que esta administração está à frente do município, 6 anos, já foram torrados, corrigindo a inflação, cerca de  R$ 30.000.000,00(trinta milhões de reais). É bom que fique bem claro que, não se trata de culpa ou inocência, mas de ordenamento legal, pois não é insinuação, mas constatação. Como também não há nenhuma acusação mesmo que informal ao gestor principal nem muito menos que  esteja havendo vigarice, má-fé, esperteza, falsidade, desdém, irresponsabilidade ou alguma tramoia, em absoluto!!! Agora, venhamos e convenhamos: a coisa está À LÁ VONTÊ?!?!?! Como diz o poeta  Zé  Ciço, lá das bandas da Barra do Imbé: 30 milhões de reais é dinheiro que cabra besta não conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!