Seguidores

sábado, 3 de novembro de 2018

O Agreste é Notícia, 03/11/2018

Coluna semanal publicada aos sábados traz o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Preso acusado de assedio sexual de adolescente dentro de ônibus. Um homem de 35 anos, foi preso pela PM, na terça-feira, 30/10/2018, acusado de assediar sexualmente uma adolescente de 16 anos. A prisão ocorreu após o pai da adolescente localizar o acusado e acionar os policiais. O pai da jovem disse aos PMs que sua filha retornava da escola, quando dentro do ônibus percebeu que um homem esta se esfregando nela, e que mesmo após alguns passageiros descerem do ônibus, sobrando espaço no coletivo, o homem continuou se esfregando na mesma, e que mesmo com medo ela conseguiu fotografar o acusado com o celular e enviar para seu pai, que localizou o suspeito.

- Homicídio. Na noite da sexta-feira, 02/11/2018, foi assassinado a golpes de faca peixeira, o ex-presidiario Josiel José de Amorim (Ratão), 25 anos, que residia na Cohab III, em Garanhuns, local onde também ocorreu o crime. A esposa da vitima disse aos policiais, que o mesmo teria ido a um bar na localidade comprar cigarros quando se desentendeu com dois desconhecidos, os quais o assassinaram e fugiram montados a cavalos, tendo os mesmos atropelado uma criança durante a fuga. Fonte: www.arletesantos.com.br

- A Magia do Natal. A prefeitura de Garanhuns, na terça-feira, 30/11/2018, divulgou a programação do Natal na cidade. O evento que recebe o nome, “A Magia do Natal”  terá inicio no dia 16/11, e vai até 31/12, além da famosa decoração natalina nas ruas e parques, terá seis polos de animação por onde passarão mais de 100 atrações, entre estas, o desfile do Papai Noel nos finais de semana, e shows com Quinteto Violado (24/11), Agnaldo Timoteo (1º/12), Guilherme Arrantes (08/12), Gilliard (14/12), The Fevers (15/12), Super Oara (21?12) e Joanna (22/12).

Saloá
- Caminhão capotou atingiu veiculo de passeio e deixou 02 mortos. Na manhã da sexta-feira, 02/11/2018, um grave acidente na BR-423, Serra dos Ventos, em Saloá, PE, envolveu um caminhão Mercedes Benz L-1620, com placa de Botelho-MG, carregado com cerâmica, que seguia sentido Águas Belas, quando provavelmente teve problemas com os freios e desceu a Serra dos Ventos desgovernado, capotou várias vezes e atingiu um veiculo Chevette, com placa de Águas Belas-PE. os dois motoristas faleceram no local: José Ferreira da silva, 44 anos, que residia em Águas Belas e dirigia o Chevette; e Gilmar de Freitas, 33 anos, que residia em Minas Gerais, e era o motorista do caminhão.

Jupi
- Colisão entre duas motos. No inicio da noite da quinta-feira, 1º/11/2018, um acidente na BR-423, em Jupi, envolveu duas motos e causou a morte de Kleber Lira Belo, 28 anos, que residia em Caruaru. Ele pilotava uma moto Honda CBR-300R e seguia para a casa de familiares em Garanhuns, quando colidiu na traseira de outra moto, uma Honda Bros ES, que trafegava com o farol apagado. Com o impacto da colisão, Kleber não resistiu aos ferimentos e faleceu no local; o condutor da Bros teria ficado ferido, mas fugiu do local sem ser identificado. Fonte:www.arletesantos.com.br

Caetés
- Agricultor de 52 anos foi encontrado morto na tarde desta terça-feira, 30/10/2018, em Caetés, no Agreste pernambucano. A vítima Rivaldo Soares da Silva, de 52 anos, não era visto desde o último domingo e foi encontrado já em estado de decomposição dentro do mato no Sítio Riacho da Porteira. O pai de Rivaldo disse à polícia que ele era alcoólatra e essa pode ter sido a causa da morte. O corpo não apresentava marcas de violência e foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Brejão
- A Segunda Câmara do Tribunal de Contas emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Brejão a rejeição das contas de governo do ex-prefeito Ronaldo Ferreira de Melo do exercício financeiro de 2015 e fez 10 determinações ao atual gestor do município para que as irregularidades não mais se repitam. O relator do processo foi o conselheiro Carlos Porto, cuja assessoria técnica examinou a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do município; o índice de convergência e consistência contábil; o repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores; a gestão fiscal, de educação e de saúde; o regime próprio de previdência e a transparência pública.
IRREGULARIDADES - De acordo com o relator, no exercício financeiro auditado quase não se registrou receita tributária própria. Arrecadou apenas R$ 5.996,75 de IPTU e R$ 180,83 da dívida ativa e aplicou apenas 22,06% de sua receita líquida na manutenção e desenvolvimento do ensino, desrespeitando o mínimo constitucional de 25%. Além disso, no terceiro quadrimestre do mencionado exercício, aplicou mais que 54% da RCL na despesa com pessoal, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal que não permite gastar mais que aquele percentual. Também deixou de recolher à previdência própria a parcela descontada dos servidores e referente à parte patronal, bem como o valor devido ao Regime Geral. Por fim, o Portal da Transparência não disponibilizou integralmente para a sociedade as informações exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Acesso à Informação.

Palmeirina
- Jovem é assassinado e corpo foi localizado dentro de barragem. Na segunda-feira, 29/10/2018, um homicídio foi registrado no Sítio Salobro, zona rural de Angelim, PE. familiares do jovem José Eduardo de Oliveira, 19 anos, acionaram a Polícia Militar, e informaram terem ouvido disparos de arma de fogo, e perceberam marcas de sangue e as sandálias da vitima às margens de um açude que fica em frente a residência onde ele morava. Os policiais acionaram o Corpo de bombeiros que localizou e retirou o corpo do rapaz de dentro do açude, o qual apresentava uma perfuração provocada por disparo de arma de fogo na região do tórax. Ninguém soube informa a motivação nem a autoria do crime.

São João
- 31/10/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito do município de São João, José Genaldi Zumba, que promova a dispensa dos contratos temporários precários e os substitua de imediato pelos candidatos habilitados no concurso público, que ainda está em vigência. Conforme o MPPE apurou, através do Inquérito Civil nº 002/2017, há um concurso público municipal dentro do prazo de validade, com candidatos habilitados para os mais diversos cargos, o que torna irregular o preenchimento de vagas com contratações temporárias.


- Instituto de Previdência do Município de São João 
Relator: CONSELHEIRO VALDECIR PASCOAL 
Órgão Julgador: 1ª Câmara 
Processo: 171003470 - Prestação de Contas de Gestão do Instituto de Previdência do Município de São João, relativa ao exercício financeiro de 2016, tendo como interessados os Srs. Genivaldo Bezerra da Silva, José Genaldi Ferreira Zumba, Pierre André Rocha Santiago, Eder Marcone Vieira, José Fábio Soares Ferreira, Cicero Dagoberto Catão dos Santos, José Luiz Cabral de Carvalho e a Sra. Neide Melo Bezerra Cabral de Carvalho.
Julgamento: A Primeira Câmara deste Tribunal de Contas, à unanimidade, julgou irregulares as contas dos Srs. Genivaldo Bezerra da Silva, Genaldi Ferreira Zumba, José Luiz Cabral de Carvalho, Pierre André Rocha Santiago e da Sra. Neide Melo Bezerra Cabral de Carvalho, relativas ao exercício financeiro de 2016 . Ainda, imputou débito 2 e aplicou multa conforme o voto da relator. Julgado em 30/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!