Seguidores

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Previsão climática para o período março, abril e maio de 2020 em Pernambuco

A previsão climática sazonal para o período de março a maio/2020 (MAM) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco.

A previsão indica grande variabilidade tanto espacial como temporal da chuva no Estado. No período de MAM os principais sistemas indutores de chuva são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que podem favorecer chuvas com intensidade fortes acompanhadas com trovoadas e rajadas de vento.

O trimestre compreende os principais meses do período chuvoso da região do Sertão, início das chuvas no Agreste e Litoral, término do verão e início do outono, o que favorecerá a redução gradual da temperatura nessas regiões. Ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias no site da APAC.

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE MARÇO/ABRIL/MAIO

As distribuições temporais das precipitações nas mesorregiões de Pernambuco podem ser observadas na tabela abaixo e sua distribuição espacial na
Figura 1 (a, b e c). 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA DE JANEIRO/2020
Em janeiro, houve grande variabilidade das chuvas, com valores aproximadamente de 20 mm no litoral e 250 mm no Sertão. Os registros de precipitação ficaram de normal a acima da média histórica no Agreste e Sertão do Estado. Na Zona da Mata e Litoral, as chuvas ficaram em torno de 80% abaixo do esperado para o mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!