Seguidores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Vamos falar sobre Mamografia? Um exame que salva vidas


Dia 05 de Fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia

O dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância desse exame que é fundamental para detectar câncer de mama. E quando descoberto em fase inicial, facilita o tratamento e aumentam as chances de cura. Por isto é tão importante a prevenção e os exames de rotina, dentre eles, a Mamografia.

A UPAE Garanhuns realiza cerca de 120 mamografias por mês, sempre de pacientes que já passaram por consultas, principalmente por nossas mastologistas e ginecologistas.

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que campanhas de conscientização são extremamente necessárias no Brasil, uma vez que 4 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 50 e 69 anos, nunca realizaram uma mamografia. Além disso, os números do (Inca) apontam que, em 2019, mais de 60 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no país. A incidência média é de 62,9 casos a cada 100 mil mulheres, situando o Brasil entre as nações com mais casos registrados em todo o mundo.

Mas a boa notícia é que os números estão melhorando nos últimos anos. A taxa de mortalidade em virtude da doença está caindo, mantendo-se abaixo da média mundial, aponta o levantamento do Inca. Nesse quesito, segundo a entidade, o Brasil está entre os países com menor índice de mortes por câncer de mama, ao lado de Estados Unidos, Canadá e Austrália. 

Os dados nacionais a gente trouxe da Revista Encontro, que fez uma excelente reportagem sobre o assunto (https://www.revistaencontro.com.br/).

A UPAE é unidade de referência especializada da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parcerias com a V GERES e secretarias municipais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!