Seguidores

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Garanhuns, Escola São José tem experiências exitosas com alunos da EJA

Uma das melhores escolas públicas da rede estadual no Agreste de Pernambuco no Ensino Fundamental - séries iniciais, conforme dados do IDEB, a Escola São José localizada no bairro Heliópolis em Garanhuns também se destaca entre as melhores no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA médio, noturno. Sob a gestão do professor Agostinho Cordeiro Jessé, a Escola São José não mediu esforços para motivar os estudantes da EJA a alcançarem o objetivo maior: concluir o curso com aprovação. “Temos muito a comemorar, foi um ano e meio de muita persistência”. – Destacou o professor Agostinho Jessé.  

Com professores motivados, e realizando ações como: dá boas vindas aos alunos no inicio do curso com uma “festinha” com direito a bolo e refrigerante; visita as turmas, identificando os estudantes que não estavam frequentando as aulas, procura-los e incentiva-los a retornarem a escola; premiar com medalhas, os alunos aprovados a cada Módulo; participar de atividades extraclasses como: Festival de Literatura de Garanhuns – FLIG; Projeto Sonora Brasil, do SESC; palestras sobre empregabilidade, direito do consumidor, plebiscito da Reforma Política, entre outros eventos, tornaram o curso mais dinâmico e consequentemente mais motivador e proveitoso.

A Escola São José em Garanhuns se contrapõe ao que vem acontecendo no Brasil, onde entre 2009 e 2013, 14581 turmas de educação de jovens e Adultos (EJA) foram desativadas, segundo o Censo Escolar. Leia a matéria publicada na revista Nova Escola: Clicando Aqui: A cada dia, dez turmas de EJA são fechadas no país.

“O resultado de todas estas ações foi o seguinte: ao término do curso no universo de 72 alunos apenas 1 reprovado,  3 transferidos e 1 em cada turma evadiu-se. No I módulo nenhuma reprovação e uma média de evasão de 10 alunos por turma; no II módulo uma média de 3,5 de reprovação por turma e uma evasão média de 3 por turma. Sinto-me gratificado e agradeço a todos, alunos, professores e funcionários que contribuíram para conseguirmos tal resultado. Fizemos por amor, desafiando até "os bônus da vida", pois a EJA não entra no sistema de bonificação. Tenho certeza que o nosso resultado coloca a Escola São José como umas das melhores no Ensino da EJA, uma vez que já é a melhor escola pública estadual do Agreste Pernambucano no Ensino Fundamental - séries finais.” – disse o Gestor da Escola. 


DEPOIMENTOS DE ALUNOS:

“A gestão da escola tem o compromisso de estimular o acesso e a permanência dos estudantes na instituição, isto nós reconhecemos e queremos agradecer de público, pois, somos testemunhas do quanto nosso Gestor fez para que não houvesse desistências, incentivando a frequência e a elevação da nossa alto-estima, o acolhimento na escola, todos fatores que nos estimulam a prosseguir” Maria Fortunato.

“O EJA foi uma grande experiência para mim, aprendi muito e ensinei também. Aprendi o respeito ao próximo, a superar as barreiras da vida. A escola foi uma grande referencia em minha vida. Os professores são dedicados, pacientes, e se entregam de alma ao que fazem. Toda a equipe da escola cumpre com suas responsabilidades, cuidando da escola como se fosse sua casa!Priscila

“Encontrei o EJA, com mais de 40 anos de idade e já não tinha perspectiva de vida. Como EJA descobri que o mundo é mais eu vivia e conhecia. Descobri que homens e mulheres podem sonhar e ter suas vidas transformadas. Tive um encontro com a Filosofia que jamais pude imaginar, e pude ver que há um mundo sem fronteiras através do aprendizado... Professores, gestão e colegas me mostraram um novo horizonte: o do conhecimento.” Antônio Bezerra

“O EJA me proporcionou uma transformação pessoal. Há muito anos afastada dos estudos, devido a motivos de ordem superior, senti vontade de retornar aos estudos. O EJA em minha vida representou uma grande mudança, pois me tirou da rotina e fomentou em mim o desejo de aprender coisas novas  e expandir meus horizontes. Destaco a escola sempre bem cuidada, mestres maravilhosos e dedicados, a direção que me preocupa em proporcionar um ambiente propício à construção do conhecimento. Minha vida foi iluminada de  novos caminhos e experiências!!!Luzirene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!