A recém-criada Associação dos Artesãos de Capoeiras já começa a colher os primeiros frutos para seus associados. A Associação que já conta com uma tenda em frente a Diretoria de Cultura, onde comercializa seus produtos todas as quintas e sextas-feiras, conseguiu mais uma importante conquista, negociou com as duas maiores lojas comerciais de Capoeiras: Loja Almeida e Magazine FMC, conseguindo vender 100 peças de toucas e cachicos, o que renderá R$ 1.600,00 para as crocheteiras associadas que confeccionarão as peças. Renda que se soma a outras vendas realizadas na feira, na quermesse na Festa de São José, e também vendas sob encomendas, superando R$ 2.000,00 comercializados.
A Associação dos Artesãos de Capoeiras tem como presidente a senhora Carla Santos e conta com o apoio da prefeitura de Capoeiras e da Diretoria Municipal de Cultura.
Carla Santo informa que como na Associação apenas 04 associadas fazem os produtos em crochê, na próxima quinta-feira, 12/04/2018, começará uma capacitação para quem já faz crochê e quer aprender a confeccionar toucas temáticas. Ela disse ainda que todos os artesãos que desejarem participar da Associação são bem vindos; para isso é só entrar em contato para maiores informações.
A Associação reúne artesãos capoeirenses que trabalham com materiais como: Doces caseiros, queijo coalho, fuxico, bonecas de pano, crochê, tricô, capitonê, pedraria, bordados vagonite é ponto cruz, trabalho com lã e, com feltro e EVA, entre outros.
Só uma observação, temos outras crocheteiras na associação, porém Não participaram da Confecção das toucas por que não sentiram confiança em pegar uma responsabilidade tão grande, por isso a importância de fazer um aprimoramento para que todas sinta-se capaz de confeccionar os produtos encomendados para as lojas .
ResponderExcluirPrecisamos de mão de obra qualificada, para isso me dispus para ensinar técnicas e noutros macetes as que já fazem parte e também para novos artesãos que queiram fazer parte da associação.
Obrigada pelo espaço Raimundo Lourenço