Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Dom Hugo Cavalcante o mais ilustre filho de Capoeiras - PE

Dom Hugo e o Papa Francisco
Um dos mais respeitados e influentes membros da Igreja Católica no Brasil, o sacerdote Dom Hugo Cavalcante OSB, é sem duvidas o filho mais proeminente nascido no município de Capoeiras - PE. Filho do casal Raul Gregório e Dona Betinha (ambos In memoriam), Cleilton Cavalcante nasceu em Capoeiras-PE, no ano de 1968, é o mais novo de seis irmãos: Nida, Edna, Cleilton, José Maria, Neilton e Neide (os três últimos já falecidos); começou sua vida religiosa ingressando no Seminário de São Bento, em Olinda, onde recebeu o nome de Dom Hugo Cavalcante – OSB. Ele é o único ilustre capoeirense mencionado no “Anuário dos Municípios Pernambucanos 2018”, no qual é apresentado como a “Personalidade em Destaque” do município de Capoeiras. "É quase um desconhecido em Capoeiras (suas origens) e uma referencia dentro da Igreja Católica Brasileira" – afirma o texto do Anuário.

Destaque no Anuário dos Municípios Pernambucanos 2018

Monge-presbítero da Ordem de São Bento, Dom Hugo Cavalcante tem um extenso currículo que inclui: Doutorando em Direito Canônico; professor do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, e de suas extensões em Londrina – PR, e Campanha – MG; membro da Universidade Gregoriana em Roma; autor de vários livros; tem numerosos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, poliglota ele é tradutor de mais de 150 títulos para as Edições CNBB e Edições Fons Sapientiae; entre outras qualificações; leia no final desta postagem.

Dom Hugo e o Papa Bento XVI
Atualmente, Dom Hugo Cavalcante reside em Uberaba – MG. Sua rotina puxada incluí deslocamentos frequentes para Campanha -MG, Rio de Janeiro e Londrina no PR, locais onde é professor do Instituto Superior de Direito Canônico.  Também pelo menos uma vez no ano viaja para o Vaticano, na Itália. E mesmo com tantas tarefas, Dom Hugo Cavalcante sempre que pode volta a cidade de Capoeiras para visitar suas irmãs: Nida e Edna, além de sobrinhos, primos e amigos. Ele esteve visitando Capoeiras no mês de fevereiro 2018.

Dom Hugo Cavalcante é ex-aluno da Escola Dailva Siqueira e do Colégio Municipal José Soares de Almeida. Quando ainda se chamava "Cleilton de Dona Betinha" e residia aqui em Capoeiras, eu o conheci por intermédio da amiga em comum Virginia Spinassé.

Emprestado da sua irmã Nida, eu li recentemente o livro “Introdução ao Estudo do Código dos Cânones das Igrejas Orientais”. No livro, Dom Hugo Cavalcante apresenta uma introdução ao Código dos Cânones deste sua elaboração até a promulgação em 1990. A obra trata do conjunto de ritos, tradições e disciplinas dentro das igrejas católicas de Jesus Cristo governadas pelo Santo Padre, o Papa. A obra é destinada aos que querem começar a entender os ritos dentro da Igreja Católica.


Dom Hugo da Silva Cavalcante, OSB

- Monge-Presbítero da Ordem de São Bento
- Bacharel em Filosofia pelo Anselmianum em Roma
- Bacharel em Sagrada Teologia pelo Angelicum em Roma
- Mestre em Direito Canônico pelo Angelicum e
- Doutorando pela Lateranense em Roma,
- Sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas (Tesoureiro nos biênios 2001-2003/2003-2005 e Presidente nos triênios 2005-2008/2008-2011 e secretário geral 2014-2017/2017-2020)
- Sócio-Correspondente da Associação Portuguesa de Canonistas
- Sócio da Associação Amici dell’Oriente Cristiano 
- Sócio da Consociatio Internationalis Studio Iuris Canonici Promovendo
- Professor do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro e de suas extensões em Londrina – PR e Campanha - MG , filiado a Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma
- Professor no Seminário Interdiocesano de Uberaba - MG
- Assistente Espiritual Nacional dos Oblatos e Oblatas
da Congregação Beneditina do Brasil da OSB (2005-2011)
- Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano de Uberaba – MG
- Defensor do Vínculo no Tribunal Diocesano da Campanha – MG e no Tribunal Interdiocesano e de Apelação de Belo Horizonte – MG
- Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Canônico – Direito & Pastoral
- Consultor Jurídico-Canônico da Revista Paróquias e Casas Religiosas, da PROMOCAT e do CERIS.
- Coordenador-Geral do Censo Anual da Igreja Católica no Brasil

Autor dos seguintes livros:
- Introdução ao Estudo do Código de Cânones das Igrejas Orientais, Edições Loyola, São Paulo, 2009;
- A Legislação Complementar Extracodicial do Código de Direito Canônico, Distribuidora Loyola de Livros, São Paulo, 2010.
- Os conselhos paroquiais – organismos de comunhão; 

Ainda:
- Autor de numerosos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, 
- Tradutor de mais de 150 títulos para as Edições CNBB, e Edições Fons Sapientiae

Um comentário:

  1. Participei de uma palestra dele, quando ele residia em Brasília, além dele ter sido professor do meu pai e de outros diáconos na Arquidiocese do planalto central.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!