Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Jesus Cristo no carnaval da Mangueira; uma reflexão do teólogo, escritor e pastor Ed René

Leia adquira conteúdo. Raciocine, entenda  bem a questão para não pagar de otário nas falacias de certas igrejas e pastores que prestam um desserviço aos seus ouvintes e a Deus! Vale a pena ler:

@edrenekivitzA teologia não é privilégio exclusivo dos teólogos e a religião institucionalizada não detém o monopólio da produção das crenças. Quando Luiz Gonzaga colocou em verso a agonia do sertão, estava fazendo teologia e refletindo sobre o lugar de Deus face ao sofrimento humano: 

“Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação”.

Ao narrar suas memórias dos horrores dos campos de concentração nazistas, Primo Levy registra o dia quando diante de dois corpos esquálidos pendurados enforcados, alguém do meio da multidão pergunta “onde está Deus?”. Levy responde profeticamente: “Ali, pendurado na forca!”. Também a Mangueira perguntou onde está Deus enquanto o feminicídio aumenta, os racistas perdem escrúpulos, a homofobia espalha violência e a gente pobre e negra é assassinada dentro de sua própria casa. Desde a Sapucaí ecoa uma resposta: “Jesus está também na mulher violentada, nos LGBTI+ agredidos e desrespeitados, nas crianças cravejadas de balas”!

Deus não está no fogo que queima o sertão, está na bravura do sertanejo; Deus não está na brutalidade dos que promovem genocídios, está na força dos resistentes e resilientes; Deus não está na mão violenta que agride e mata pobres, crianças, mulheres e homossexuais, está na solidariedade, no respeito e no amor a todos os seres humanos, especialmente aqueles circunstancialmente vulneráveis; Deus não está nos messias com arma na mão - seja polícia, milícia ou traficante, está naqueles que são pacificadores, seguidores do Príncipe da Paz!

Teólogo, Escritor e Pastor.

Um comentário:

  1. Poderiamos acrescentar que Deus não está nos coruptos condenados que andam pelo mundo como vítimas inocentes...E nem em partidos corruptos que idolatram seus corruptos...

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!