Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2021

Capoeiras adere a Consorcio Nacional para Compra de Vacinas contra a Covid-19

Por determinação do prefeito interino de Capoeiras, Pernambuco, José Ernandes da Costa – Pitonho (Republicanos), o secretário Municipal de Saúde Cleber Stamm Gewehr, nesta quinta-feira, 04/03/2021, protocolou a intenção do município participar do Consorcio Público para aquisição de vacinas contra a Covid-19.


A iniciativa do atual governo municipal visa garantir que a população capoeirense possa ser vacinada caso o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal, não consiga atender a demanda do país.

O Consocio é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e até a quarta-feira (03), 649 prefeituras já haviam demonstrado interesse na compra das vacinas. O prazo para os municípios aderirem é até a sexta-feira (05).

 

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.


Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. 


Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

Complementado com informações: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!