Seguidores

segunda-feira, 8 de março de 2021

Dona Antônia a primeira mulher eleita vereadora em Capoeiras

Dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data costuma ser marcada por protestos por direitos e também comemorações pelas conquistas femininas alcançadas ao longo dos anos; e nesse contexto muitas mulheres são lembradas por seus feitos.


O município de Capoeiras tem uma dessas mulheres que se destaca pelo pioneirismo. A professora aposentada Antônia Belarmino da Silva Galindo (Dona Antônia) primeira mulher eleita vereadora no município de Capoeiras, Pernambuco; ela ocupou uma cadeira na Câmara no período 1970/1973.


Moradora do Povoado Alegre, zona rural do município, Dona Antônia é viúva tem cinco filhos; hoje em dia não disputa cargo eletivo na política local, mas sua residência continua sendo ponto de parada para os líderes políticos da cidade quando visitam a localidade. A casa dela também é o ponto de apoio para os padres quando vão realizar celebrações na capela do Povoado.


Para entendermos o pioneirismo de dona Antônia na política local, depois dela, só muitos anos depois outras mulheres foram eleitas vereadoras, as que me lembro: Fatima Vieira, Cleonice Reino, Carla Rodrigues e Maria Veronica, esta a única voz feminina na Câmara de Capoeiras na legislatura iniciada em 2021.


Mais recente, outra mulher capoeirense que se destacou na política foi a senhora Neide Reino, a primeira representante feminina eleita e reeleita prefeita de Capoeiras; ela governou o município no período 2013/2016 e 2017/2020.


A foto de Dona Antônia que ilustra a postagem é da galeria dos ex-vereadores da Câmara de Capoeiras.


No pioneirismo de Dona Antônia, parabenizo todas as mulheres capoeirense pela passagem do Dia Internacional da Mulher, 08/03/2021!

Blog Capoeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!