Seguidores

quarta-feira, 3 de março de 2021

Se você tivesse que escolher, escolheria a verdade ou a mentira?

O texto a seguir é atribuído a uma parábola judaica sobre um certo encontro entre a verdade e a mentira.


A mentira disse para a verdade:

– Bom dia, dona Verdade.

E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:

– Bom dia, dona mentira.

– Está muito calor hoje, disse a mentira.

E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.

A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:

-Venha dona Verdade, a água está uma delícia.

E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.

A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.

E aos olhos das pessoas ficou mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua.

dasculturas.com

Um comentário:

  1. Mesmo esse blog não sendo democrático e nem optando pela teoria crítica insisto em tecer um breve comentário. A parábola supra, naturalmente evoca a hipocrisia indivíduo e social, ou seja, todos somos hipócritas e, no atual Brasil a hipocrisia é quem manda. Comanda a ideologia no lugar da ciência e a velha política fazendo conchavos com a religião e a religião legitimando o abuso do poder político das velhas oligarquias em cidades como Capoeiras. Até o religioso em uso abusivo da divindade legitima as antigas práticas políticas para, também explorar a ingenuidade do povo. Mais 40 anos de ditadura religiosa na pequena Capoeiras que cresce todos os dias, mas não passa de uma "menina moça" como dizia José Valtaso de Almeida. Após 30 anos ainda permanece com 20 mil hab, perdendo até para Caetés.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!