Seguidores

domingo, 28 de março de 2021

Diocese de Garanhuns emite novas orientações às paroquias e aos fiéis sobre o funcionamento das igrejas a partir da Semana Santa


DIOCESE DE GARANHUNS

Orientações da Diocese de Garanhuns

01 a 25 de abril de 2021


Considerando o novo decreto do Governo do Estado de Pernambuco e o Novo Plano de  Convivência, para os dias 01 a 25 de abril de 2021, orientamos: 


1. De 29 a 31 de março: está valendo o que orientei no comunicado anterior, com igrejas fechadas e celebrações transmitidas pela internet; possibilidade de confissão individual, oração pessoal e recepção da Eucaristia individualmente; Cúria Diocesana e secretarias paroquiais funcionando normalmente. 


2. De 01 a 25 de abril: funcionamento das igrejas das 5 às 20h; celebrações com 30% da capacidade  até o limite de 100 pessoas; Cúria Diocesana e secretarias paroquias com funcionamento normal até o limite de 20h; todos os atendimentos individuais (Confissão, Unção dos Enfermos, aconselhamento, etc. estão permitidos, desde que se respeitem as normas sanitárias já conhecidas. 


3. No período de 01 a 25 de abril, estão permitidos também batizados, casamentos e pequenas reuniões pastorais, desde que respeitados os critérios acima de horário e capacidade, e as regras de higiene sanitária e distanciamento social. 


4. Celebrações da Semana Santa (com 30% da capacidade da igreja; máximo de 100 pessoas):

    a. Missa dos Santos Óleos: Catedral Diocesana, 01/04, às 9h; 

    b. Missa da Santa Ceia do Senhor: entre 16 e 20h; 

    c. Celebração da Paixão: entre 15 e 20h 

    d. Celebração da Vigília Pascal: entre 17h30 e 20h 

    e. Celebração do Domingo da Ressurreição: entre 5 e 20h. 


5. Recordamos a todos, especialmente aos sacerdotes e diáconos, que a pandemia não terminou. Pedimos encarecidamente que não se negligenciem os critérios que já conhecemos: uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, aferição de temperatura e distanciamento social. 


6. Aproveitamos a ocasião para nos solidarizar com todos os enfermos, as famílias enlutadas e os profissionais que atuam na linha de frente da saúde, da segurança, da limpeza pública e de outros serviços essenciais. Deus os sustente. Recebam as nossas orações. A Igreja Católica está próxima de vocês nesse momento tão doloroso. 


7. Nessa ocasião, também solicitamos, especialmente aos párocos, à Caritas Diocesana, aos Vicentinos e a outros organismos pastorais que a imensa rede de solidariedade "É tempo de cuidar" seja cada vez mais reforçada e aprimorada. Há muitas pessoas necessitadas. O Brasil novamente está no cenário da fome. Portanto, "É tempo de cuidar". Determino, então, que a "Coleta da Solidariedade" seja realizada no Domingo de Pentecostes para essa finalidade: para, em nível nacional e diocesano, cuidarmos dos sofredores.


Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Bispo de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!