Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Bom Conselho e Saloá se desligam da Codeam: prefeitos estariam insatisfeitos com o presidente da entidade – diz jornalista


Por Marcelo Jorge

Eleito para administrar a Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM no biênio 2020/2021, Sivaldo Albino (PSB), que acumula a função com a de Prefeito de Garanhuns, não vem tendo um segundo de paz. Nem lá e nem cá.


A sua decisão de indicar e nomear seu filho Cayo Albino para Secretaria Geral da entidade que congrega(va) cerca de 29 municípios do Agreste Meridional, para logo na sequência pré-lançá-lo candidato a deputado estadual, vem gerando uma visível insatisfação por parte de prefeitos associados e ao que parece, também dentro do Governo do Estado.


Diferentemente da sua antecessora e ex-prefeita de Capoeiras Neide Reino, que de forma competente e conciliadora, deu um ritmo mais ágil à CODEAM, criando novos espaços de convivência, sendo eficiente interlocutora, evitando polêmicas e oportunizando diversos cursos para servidores da região, dentre estes os treinamentos do TCE-PE, ao que parece a atual gestão não conseguiu angariar a simpatia dos gestores atuais naquela Comissão que o escolheram. 


POLÍTICA NA CODEAM

O fato é que a assunção do cargo de Secretário Geral da CODEAM pelo filho do prefeito de Garanhuns, (sem no entanto estendermos comentários à competência do jovem advogado, atribuição esta daqueles associados), juntamente com sua indicação para possivelmente concorrer ao cargo de deputado, começou a causar um desconforto político e levantar um ciúme ainda maior do que o existente entre casais: O CIÚME POLÍTICO.


Já a partir do instante que o nome do filho do prefeito de Garanhuns passou a ser visto por alguns prefeitos da região como uma tentativa de imposição por parte da presidência da CODEAM à independência destes e por seus deputados estaduais como uma ameaça a hegemonia das suas bases eleitorais, vieram à tona as insatisfações dos gestores associados, à princípio de forma velada. 


Aliado a tudo isso, o Palácio do Campo das Princesas já havia desde o ano anterior orientado gestores socialistas do agreste a apoiarem o nome do ex-prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB) como preferencial das hostes socialistas a um dos cobiçados cargos na ALEPE em 2022. Desta forma, o pré-lançamento do nome de Cayo Albino não foi recebido com fogos e champagne pela legenda e muito menos pelo vice-presidente da sigla e Governador Paulo Câmara.


Aliás, não é coincidência que os dois primeiros municípios a informarem e solicitarem os seus desligamentos da CODEAM (documentos abaixo) são exatamente Bom Conselho, terra que elegeu Dannilo Godoy... que teve o mérito de apoiar e ajudar a eleger o atual Prefeito João Lucas (PSB), e Saloá, terra administrada por Júnior de Rivaldo (MDB), 'cria política' do amigo pessoal de Dannilo e também ex-prefeito saloanese Ricardo Alves (MDB).

(Foto 'Sivaldo': Blog Cenário)

Um comentário:

  1. CODEAM É UM ELEFANTE BRANCO QUE NÃO TEM SERVENTIA PRA "CARAIO DE ASA" ALGUM, ASSIM COMO A SUDENE QUE ESTÁ ENTREGUE ÀS MOSCAS...

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!