Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2022

Em Pernambuco, Lula venceria eleição no 1º turno, e é o maior cabo eleitoral no Estado, mostra Vox Populi

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, tem uma ampla vantagem sobre todos os seus concorrentes e venceria a eleição com folga já no 1º turno, se dependesse somente dos votos dos pernambucanos. Os dados são da pesquisa Vox Populi, realizada no dia 22 de janeiro, em 37 municípios do estado, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-08912/2022.


Lula aparece com 41% das intenções de voto na pesquisa espontânea contra 8% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado, e 1% de Ciro Gomes (PDT). Os demais candidatos não pontuaram nesta modalidade.


Na intenção de voto estimulado, Lula dispara para 62% contra 24% de todos os demais concorrentes reunidos: Bolsonaro, 14%; Ciro, 6%; Sergio Moro (Podemos), 2%; Alessandro Vieira (Cidadania), 1%; e João Dória (PSDB), 1%. Felipe D''Avila (Novo), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 0%.


Os votos de Lula têm distribuição equilibrada no eleitorado pernambucano no que diz respeito a sexo e idade (63%, em média). No quesito renda, o ex-presidente tem seu melhor desempenho entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (66%) e, quando o recorte é por escolaridade, as maiores faixas são de ensino fundamental (65%) e ensino superior (63%).


Quando o eleitorado é analisado por religião e crença, Lula tem 68% dos votos dos católicos, 61% dos espíritas e 50% dos evangélicos do estado, segmento em que Bolsonaro tem somente 28%. Por raça, a melhor performance do ex-presidente é entre pretos (64%) e pardos (64%), seguidos da população branca (59%).



Lula é o maior cabo eleitoral de Pernambuco


A pesquisa Vox Populi realizada em Pernambuco sobre as próximas eleições mostrou que o ex-presidente Lula, do PT, é o maior cabo eleitoral do estado. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados dizem que votam com certeza em candidatos apoiados por Lula, enquanto outros 26% disseram que poderiam votar.


Do outro lado, amargando uma ampla rejeição, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), em cujos candidatos por ele apoiados 56% dos pernambucanos dizem que não votariam de jeito nenhum. Somente 10% dos entrevistados disseram votar em alguém apoiado por ele.


A maior rejeição a apoiados por Bolsonaro está entre as mulheres (57%), pessoas maduras (65%), com ensino fundamental (60%) e com renda até dois salários mínimos (59%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!