Lula aparece com 41% das intenções de voto na pesquisa espontânea contra 8% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado, e 1% de Ciro Gomes (PDT). Os demais candidatos não pontuaram nesta modalidade.
Na intenção de voto estimulado, Lula dispara para 62% contra 24% de todos os demais concorrentes reunidos: Bolsonaro, 14%; Ciro, 6%; Sergio Moro (Podemos), 2%; Alessandro Vieira (Cidadania), 1%; e João Dória (PSDB), 1%. Felipe D''Avila (Novo), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 0%.
Os votos de Lula têm distribuição equilibrada no eleitorado pernambucano no que diz respeito a sexo e idade (63%, em média). No quesito renda, o ex-presidente tem seu melhor desempenho entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (66%) e, quando o recorte é por escolaridade, as maiores faixas são de ensino fundamental (65%) e ensino superior (63%).
Quando o eleitorado é analisado por religião e crença, Lula tem 68% dos votos dos católicos, 61% dos espíritas e 50% dos evangélicos do estado, segmento em que Bolsonaro tem somente 28%. Por raça, a melhor performance do ex-presidente é entre pretos (64%) e pardos (64%), seguidos da população branca (59%).
Lula é o maior cabo eleitoral de Pernambuco
A pesquisa Vox Populi realizada em Pernambuco sobre as próximas eleições mostrou que o ex-presidente Lula, do PT, é o maior cabo eleitoral do estado. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados dizem que votam com certeza em candidatos apoiados por Lula, enquanto outros 26% disseram que poderiam votar.
Do outro lado, amargando uma ampla rejeição, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), em cujos candidatos por ele apoiados 56% dos pernambucanos dizem que não votariam de jeito nenhum. Somente 10% dos entrevistados disseram votar em alguém apoiado por ele.
A maior rejeição a apoiados por Bolsonaro está entre as mulheres (57%), pessoas maduras (65%), com ensino fundamental (60%) e com renda até dois salários mínimos (59%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!