Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2022

O Agreste é Notícia, em 29-01-2022

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Aniversário da cidade, 04 de fevereiro, volta a ser feriado. A Câmara de Vereadores aprovou e o Prefeito Sivaldo Albino sancionou uma Lei que dispõe sobre os feriados municipais. O dia 04 de fevereiro, dia em que se celebra a elevação de Garanhuns à categoria de cidade, fato ocorrido na data em 1879, volta a ser feriado municipal. O projeto foi de autoria do vereador Alcindo Correia. A data será comemorada com grande programação de inaugurações, assinaturas de ordens de serviço, entre outras solenidades.


- Dono de bar morre eletrocutado quando abastecia freezer. Na manhã da quinta-feira, 27/01/2021, na Avenida José Leitão, Bairro Boa Vista, em Garanhuns, o comerciante Manoel Fernandes de Lima (Mané do bar), de 64 anos, morreu vítima de choque elétrico. Segundo as informações, ele estava abastecendo um freezer no seu bar quando recebeu uma descarga elétrica e morreu no local.


- Vestibular AESGA. A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), segue com inscrições abertas para o Vestibular 2022.1 até o dia 05 de fevereiro. Vagas para os cursos de Direito, Engenharia Civil, Secretariado Executivo Bilíngue, Gestão Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Educação Física.

O Vestibular da AESGA será realizado com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também oferece a modalidade de ingresso mediante a análise do histórico escolar do Ensino Médio do candidato, com foco naqueles interessados que não fizeram o Exame. As inscrições, ao valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), serão realizadas até o dia 5 de fevereiro, por meio do site www.cespa.aesga.edu.br.


Caetés

- Carro tomado de assalto foi recuperado em Garanhuns. Na manhã da terça-feira, 25/01/2021, o motorista de uma Fiat Toro, de cor prata, estava estacionando o veiculo quando foi surpreendido por elementos armados com revolveres que anunciaram o assalto e roubaram a caminhonete e mil reais em dinheiro. Os marginais estavam num veículo Compass, branco. Na quinta-feira (27), em Garanhuns, a Policia Civil localizou a caminhonete e prendeu Alex Brasiliano, de 21 anos; ele estava armado com um revólver calibre 38 e confessou participação no assalto. Fonte: portalagresteviolento.com.br


- Caminhão virou. Na sexta-feira 28/01/2021, na BR-424, um caminhão despencou de uma ribanceira na cidade de Caetés. Segundo as informações, o caminhão transportava uma carga de feijão seguia sentido Garanhuns, perdeu força num quebra-molas, desceu de ré, e na baixada onde há uma barragem, caiu da ribanceira por trás de residências e lojas localizadas no centro de Caetés. Ainda segundo as informações, o motorista não ficou ferido.


Lajedo

- Morreu afogado. Na quarta-feira, 26/01/2021, no Sítio Capoeiras, zona rural de Lajedo, morreu afogado José Edilson dos Santos, de 32 anos. A vítima era artesão e a polícia não divulgou as circunstancias como ocorreu o afogamento.


Angelim

MPPE recomenda revisar contratações temporárias apontadas como ilegais pelo TCE

27/01/2022 - A Promotoria de Justiça de Angelim recomendou ao prefeito Márcio Duarte tomar as medidas necessárias para rever as 350 contratações temporárias consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). Também recomendou ao gestor que providencie a aprovação de lei municipal para estabelecer o necessário processo seletivo para novas contratações temporárias, de modo a garantir a impessoalidade na admissão de pessoal para os quadros do município.

A promotora de Justiça Larissa Albuquerque aponta que as 350 contratações temporárias efetuadas no ano de 2020 pelo município são alvo de inquérito civil instaurado em 2021. O assunto foi tema de reunião entre o MPPE e o prefeito na terça-feira (25).


São Bento do Una

- Posse do novo pároco. Na noite do dia 27-01-2022, o padre Marcondes Walter dos Santos foi nomeado como o mais novo pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima na  cidade de São Bento do Una -PE. Na missa de posse do novo pároco estavam presentes além de Dom Paulo Jackson bispo diocesano de Garanhuns, vários padres e a comunidade.


Calçado

- Parque de Vaquejada, PM e Prefeitura firmam TAC para que evento respeite medidas sanitárias e direitos dos animais

26/01/2022 - O proprietário do Parque de Vaquejada Nossa Senhora do Rosário, localizado em Calçado, no Agreste do Estado, celebrou termo de ajustamento de conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com o intuito de implementar as medidas necessárias para a contenção da Covid-19 e para o respeito aos direitos dos animais na realização do evento Circuito Aspirante e Aberto de Vaquejada.

Conforme explicitado no TAC, os organizadores do evento se comprometeram a adotar todas as regras previstas no regulamento geral da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq). As normas preveem boas práticas que devem ser implementadas para evitar maus-tratos aos bois, cavalos e demais animais utilizados na vaquejada, incluindo a disponibilização de cuidados veterinários e alimentação.

Além disso, a festividade deverá seguir todos os cuidados sanitários estabelecidos pelo Plano de Convivência Estadual contra a Covid-19, em especial no que diz respeito à lotação máxima do parque, exigência de passaporte vacinal e exame negativo de Covid-19 para o acesso do público e dos funcionários, uso de máscaras e respeito ao distanciamento social. A fiscalização do respeito às normas estaduais ficará a cargo da Polícia Militar e da Prefeitura de Calçado.

O poder público também atuará por meio do Conselho Tutelar, que vai coibir a exposição de crianças e adolescentes a bebida ou outras substâncias que possam causar dependência; e por meio do município, que disponibilizará ambulância e pessoal qualificado para prestar primeiros socorros e remover acidentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!