Seguidores

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Memorial Casa das 12 janelas é inaugurado no Povoado Maniçoba em Capoeiras

Uma casa construída há 90 anos foi transformada em memorial, e inaugurado na noite desta sexta-feira 18/02/2022, no Povoado Maniçoba, à margem da PE-193, na divisa entre o município de Capoeiras e São Bento do Una. Idealizado pela professora Karina Calado, a ‘Casa das 12 janelas’ homenageia seu avô José Ribeiro que construiu e morou na casa. 

A inauguração começou com a celebração de missa celebrada por padre Valdevan na capela do Povoado, e em seguida Benção do Memorial. Na parte cultural houve cantoria com os repentistas Antônio Barbosa e Erinaldo Alves, declamações de poesias, e foi servido um cardápio nordestino: xerém com carne de bode, e carne de galinha.

A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito Nego do Mercado e da primeira Dama Shisleide Costa; moradores do Povoado e de sítios vizinhos, além de visitantes vindos de vários lugares prestigiaram o momento.


No memorial museu estão expostos vários objetos antigos que pertenceram ao então proprietário José Ribeiro: moinho de pedra, baús em couro, cristaleira, oratório, pote de água...


O objetivo de Karina Calado com a criação do memorial é preservar a história da sua família e retratar o dia-a-dia das famílias nordestinas daquela época; ela também quer aproveitar o espaço para realizar atividades culturais.


O nome ‘Casa das 12 Janelas’ foi ideia do professor Agostinho Jessé depois de uma viagem de férias que fez ao estado do Pará, onde visitou um espaço denominado ‘casa das 11 janelas. Agostinho e seu irmão Agnaldo atuaram como grandes colaboradores de Karina na concretização do memorial.


A história da casa: Karina Calado contou aos presentes, que a casa foi construída por seu avô para uma moça com a qual pretendia se casar; o namoro terminou e ele casou com outra moça. Mas por uma dessas voltas que a vida dá, anos depois, as famílias José Ribeiro e da sua ex-pretendente acabaram se cruzando novamente: um casal de filhos deles namorou e se casou, concretizando neles (filhos) o que seus pais não puderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!