Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Passagem do bando de Lampião por Paranatama é tema do novo livro do escritor Junior Almeida

Uma das casas invadidas por Lampião na zona rural de Paranatama

Está na fase de diagramação o novo livro do escritor capoeirense Junior Almeida; a obra intitulada "Lampião em Serrinha do Catimbau" promete trazer fatos novos sobre a passagem do rei do cangaço Lampião e seu bando por Serrinha de Catimbau, então Distrito pertencente a Garanhuns, e hoje município de Paranatama. 


Era 20 de julho de 1935 quando o bando de Lampião invadiu Serrinha e foram recebidos à bala por moradores; na troca de tiros Maria Bonita foi alvejada com um disparo na região glútea, e o grupo de cangaceiros foi forçado bater em retirada.


Com vasta pesquisa e inúmeras entrevistas realizadas, o novo livro da temática ‘cangaço’ tem como cenário a região do Agreste pernambucano, e promete trazer mais detalhes, novas revelações e personagens ligados a passagem do bando de Lampião pelo  ex-Distrito de Garanhuns.


Acompanhei o amigo Junior Almeida por duas vezes em visita a Paranatama; lembro que na primeira vez estivemos a casa de Dona Branca, então com 102 anos; ela que teve a casa invadida por Lampião, Maria Bonita e os cabras do bando. Também visitamos no local onde o agricultor José Gomes foi morto por um cangaceiro, no Sitio Lagoa do André. Dona Branca faleceu em 2017, aos 103 anos e 3 meses.


O lançamento do livro “Lampião em Serrinha do Catimbau” deve ocorrer no próximo mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!