Seguidores

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Capoeiras vai ganhar museu nordestino de objetos antigos

Quem esquece de onde veio não lembra para onde vai! – A frase de Guido de Paula Reimann é um convite a refletimos sobre nossa própria história.


O município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco vai ganhar um museu de objetos antigos; idealizado por Karina Calado, o museu ‘Casa das Doze Janelas’ fica localizado no Povoado Maniçoba, e será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 18/02/2022, às 19 horas. Na programação, haverá a celebração de uma missa, apresentação do Reisado da Maniçoba e cantoria com os violeiros Antônio Barbosa e Erinaldo Alves.


Doutora em Literatura pela PUC de MG, a professora da rede estadual Karina Calado é capoeirense e apaixonada por arte e história. Ela reuniu alguns objetos antigos utilizados no cotidiano por familiares seus que já não estão entre nós; e também recebeu doações de objetos feitas por moradores. Karina que é prima do professor Agostinho Jessé, agora está garimpando peças para criar um espaço contando a história da mandioca e das casas de farinha na região.

O museu será abrigado numa casa que pertenceu ao avô de Karina, o senhor José Ribeiro; jovem, ele prometeu a uma namorada construir uma grande casa para morarem depois de casados, mas por um dos desencontros da vida, o namoro acabou e ele acabou casando com outra moça. Por ser uma construção grande para os padrões da época e ter 12 janelas, com o passar do tempo passou a ser identificada pelos moradores como Casa das 12 janelas; o espaço foi reformado por Kaina para abrigar o museu que homenageará seu avó, e contará um pouco da história do povo nordestino.

Um comentário:

  1. Parabéns, querida prima Karina, pela iniativa e que outros municípios, inclusive São Bento do Una,sigam o seu exemplo. Povo sem memória é povo sem História.
    Orlando de Almeida Calado, Paulista PE

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!