Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

Deputado que rejeitou beneficios cria inimigos na Câmara

     São tantas as safadezas cometidas pelos nossos políticos, que quando surge um, que foge a este estereótipo, tem que ser divulgado. É o caso do deputado José Antônio Ruguffe (PDT-DF). Veja na notícia publicada pelo UOL, e que reproduzo parcialmente aqui.

     "Eu quero falar sobre as minhas propostas. As propostas." Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) quer evitar rótulos depois de já ter se tornado um incômodo para vários colegas. Novato na Câmara, abriu mão de uma série de benefícios, de forma irrevogável e sem precedentes. Defensor da austeridade no Congresso, onde é chamado de demagogo e de Dom Quixote por (muitos) adversários, ele cobra mais ousadia nos cortes de gastos públicos do governo da presidente Dilma Rousseff.

     Com mais de 266 mil votos, ou 19% dos eleitores no Distrito Federal, o economista carioca ganhou destaque na Câmara Distrital durante o escândalo que levou à queda do então governador, José Roberto Arruda. Lá, tomou medidas semelhantes às que adotou no Congresso Nacional no início de seu primeiro mandato. Abriu mão dos 14º e 15º salários, rejeitou a cota de passagens aéreas, fixou em nove o número de assessores de gabinete poderiam ser 25, e descartou receber qualquer verba indenizatória até o fim do mandato.

     "Se o político faz algo errado, jogam pedra. Se faz o que é certo, querem julgar a intenção. Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Tudo que eu proponho eu dou exemplo antes no meu gabinete", disse Reguffe ao UOL Notícias. "Quem dera tantos fossem demagogos como eles acham que eu sou. O contribuinte agradeceria. A população hoje não acredita na classe política. Isso é culpa dos personagens, por desvios éticos inaceitáveis. Mas também é culpa do sistema como um todo. Um sistema que os políticos profissionais não querem mudar."

     De acordo com cálculos do pedetista, ao final do seu mandato ele terá economizado aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões com suas medidas. Se todos os 513 deputados tomassem as mesmas iniciativas, a economia seria de mais de R$ 1,2 bilhão.

     Ao lado de colegas que o criticam e fazem piada do seu jeito espartano, ele atua na comissão pela reforma política com cinco propostas: acabar com a reeleição para cargos majoritários e limitação de uma recondução em cargos legislativos; voto distrital; fim do voto obrigatório; abertura para revogação de mandatos de eleitos que não cumpram seus compromissos e campanha e financiamento público de campanha, com possibilidades idênticas para todos os partidos. "Tem de ganhar pelo conteúdo, e hoje é uma competição para arrecadar", avalia.

     Não faltou em nenhuma sessão ordinária ao longo de seu mandato, Reguffe participa da Comissão de Defesa do Consumidor no Congresso. Defende o fim da assinatura básica de telefone, água e luz.  Os planos de saúde também atraem a antipatia do pedetista. "Precisam ser fiscalizados", afirmou. Simpatia ele só se permite ter em público pelo catolicismo –frequenta missas todos os domingos– e pelo Flamengo. "Nenhum dos dois é por demagogia", brinca. "Nem o resto."

5 comentários:

  1. Anônimo4/16/2011

    parabens!!!!!!!!!!!! para este deputado o Brasil precisa de Homens assim,e nas proximas eleições com certeza se ele for federal,pode contar com o meu voto. capoerense revoltado com a coja politica que temos em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de Machado de Assis ...vergonha de ser honesto ...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/04/2011

    é uma safadeza muito grande o que os politicos fazem com nosso brasil,roubam,mentem,enganam,prometem a ter o céu para os homens e na hora que estão no congresso esquecem de suas promessas,ops:em relação a capoeira depois que inventaram esses projetos a capoeira está cada vez mas desvalorizada pois essas verbas nunca chega aos professores de capoeira...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/05/2011

    EU NÃO ENTENDI ESSE CAPOEIRENSE REVOLTADO,NÃO VOU CHAMA-LO DE BURRO,POR QUE ELE NÃO É BURRO E SIM DESENFORMADO,ASSIM COMO ELE NÃO SABE O QUE ACONTECE EM SUA PRÓPRIA CIDADE,VOU TER QUE DIZER A ELE QUE ELE COMO ELEITOR DE CAPOEIRAS NÃO PODE VOTAR NUM DEPUTADO DE OUTRO ESTADO,É MEU AMIGO EU ACHO QUE SUA REVOLTA É POR SER DESENFORMADO.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/05/2011

    EU GOSTARIA DE SABER DO ANONIMO QUE PROJETOS SÃO ESSES QUE INVETARAM KKKKK... QUE EU SAIBA DEPOIS DE DUDU AS COISAS SE VALORIZARAM MUITO EM CAPOEIRAS,TERRENOS,CASAS E OUTRA COISAS MAIS,MEU DEUS QUANTA DESENFORMAÇÃO ISSO É UM ABSURDO SÓ SENDO PESSOAS DO CONTRA.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!