Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Como foi a primeira sessão do ano de 2019 na Câmara de Capoeiras

O primeiro Período Legislativo da Câmara de Capoeiras foi iniciado nesta terça-feira, 22/01/2019; a sessão ocorreu às 19h, presidida pelo vereador Geraldo do Alegre (foto), reeleito presidente da Casa para o biênio 2019/2020.

Na sessão foram lidos dois Projetos de Resolução que reajustam os salários dos servidores municipais e da Câmara, equiparando-os ao salário mínimo vigente, e com retroativos a 1º de janeiro. Na sessão foram apresentados três ‘Moções de Pesar’ por motivo de falecimentos; e  treze requerimentos com várias demandas de interesse dos moradores do município de Capoeiras. O vereador Sergio Papa Légua apresentou proposição de concessão de ‘Titulo de Cidadão de Capoeiras’ ao senhor Jose Pinto da Rocha (Zé carrapato).

O presidente da Câmara, vereador Geraldo do Alegre deu posse ao vereador Jacó Baia na função de Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara.

O vereador Ailton Lino Lino (PIU) lembrou que no dia da posse da Mesa Diretora da Câmara (1º de janeiro), aproveitou a presença da prefeita Neide Reino na Casa, e pediu que fosse dada maior atenção aos requerimentos apresentados por todos os vereadores; disse saber que talvez não seja possível fazer tudo, mas que se olhe os requerimentos mais necessários para os capoeirenses.

A vereadora Maria Claudiceia disse que o Governo do Estado já pagou a sua parte do Seguro Safra deste ano, e pediu que a Mesa Diretora da Câmara ou o Líder do Governo, se informassem sobre se há possibilidade do município de Capoeiras também pagar a sua parte o quanto antes. Ela pediu informações se a Secretária de Obras já havia iniciado a reforma da caixa d’água do povoado Alegre. A vereadora pediu que o presidente colocasse em pauta o Projeto de sua autoria que denomina a via que liga o Quati à Serra onde esta o monumento de Frei Damião; ela disse que não se sentirá constrangida se a maioria na Casa não concordar com o nome sugerido; a vereadora disse que algumas pessoas disseram que a referida via deveria se chamar Monsenhor Geraldo Batista; mas que segundo ela, pela importância do Monsenhor para todo o município mereceria uma homenagem em uma obra maior. A vereadora Carla disse que acompanhada da vereadora Verônica, na manhã da terça-feira (22), foi a Secretária de Saúde vistoriar equipamentos comprados através de Emenda Parlamentar do deputado Federal Silvio Costa e que constatou que os equipamentos estão lá para uso da população e que os mesmos trazem grande beneficio ao município; Ela agradeceu ao Secretário de Saúde pela presteza com que as atendeu.

O vereador José Ivanildo atual Líder do Governo na Casa, disse que um novo Líder do Governo será indicado nos próximos dias.

O vereador Érico Barbosa reclamou das operadoras de telefonia móvel; o vereador afirmou que quando eles vêm pedir uma concessão são todos bonzinhos, mas depois não dão suporte, que em muitos dias os usuários ficam sem conseguirem realizar uma ligação, que se vencem os créditos sem a pessoa conseguir utilizar; ele pediu que a Mesa Diretora que enviasse ofícios reclamando o problema. O vereador Érico Barbosa disse achar abusiva a ação da Polícia Militar de multar condutores de veículos dentro da cidade, principalmente nos dias de feira; disse que fiscalizar na PE tudo bem, mas que dentro da cidade, a PM deveria orientar, já que não existe a devida sinalização; e que essa atitude esta prejudicando o comercio local.

A vereadora Maria Verônica pediu a Mesa Diretora informações sobre a praça de táxi em Capoeiras; e disse que os motoristas do transporte alternativo que fazem a linha Capoeiras – Garanhuns estão querendo saber sobre o Projeto de Lei que regulamenta o serviço no município, e que os mesmos estão reclamando que não podem colocar placas vermelhas nos seus veículos enquanto outras pessoas circulam na cidade com placas vermelhas; disse que para alguns motoristas a culpa seria dos vereadores, mas não é, já que o projeto depende da prefeitura.

O presidente da Câmara, vereador Geraldo do Alegre informou que o trabalho de reforma da caixa d’água do Povoado Alegre ainda não foi iniciado; sobre as operadoras de telefonia móvel, o presidente autorizou a secretária a enviar ofícios comunicando o problema e solicitando soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!