Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2019

O Agreste é Noticia, 26/01/2019

Coluna semanal publicada aos sábados traz o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
A prefeitura de Garanhuns esta construindo um novo espaço no Aterro Sanitário. A medida tem o intuito de manter o Aterro funcionando de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelas entidades e órgãos ambientais, e aumentar a vida útil do espaço destinado para o descarte de resíduos sólidos produzidos pela população. 
A obra segue na fase de terraplanagem e de configuração dos taludes. Após esta etapa, a célula, que terá cerca de um hectare de área, irá passar por um processo de drenagem, para que todo o chorume — resíduo líquido formado a partir da decomposição do lixo, seja canalizado até uma unidade de tratamento. Por fim, o local vai receber a aplicação da manta asfáltica; dispositivo que auxilia na impermeabilização da célula, para que não haja algum tipo de contaminação do solo.
Além de Garanhuns, outros quatro municípios do Agreste Meridional (São João, Caetés, Capoeiras e Lagoa do Ouro) fazem uso do Aterro Sanitário, que recebe aproximadamente 5.219 toneladas de Resíduos Sólidos por ano.

São João
Jovem assassinado a pauladas. Na quinta-feira, 24/01/2019, no Sítio Baixa do Arroz, zona rural de São João, foi assassinado o jovem Paulo Ricardo de Araujo (Paulinho Mecânico), 18 anos. Ele transitava no local numa motocicleta quando foi interceptado por alguns elementos e golpeado a pauladas na cabeça, falecendo no local. Segundo populares, a vitima era suspeito de roubos  e furtos na região.

Caetés
Homem é esfaqueado pelo irmão. Na noite da quarta-feira, 23/01/2019, deu entrada no Hospital Municipal de Caetés, um agricultor de 44 anos, que foi esfaqueado pelo próprio irmão, no Sítio Agreste Velho, zona rural do município. Devido a gravidade da lesão, a vitima foi encaminhada para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. O irmão acuado da agressão evadiu-se antes da chegada da policia. Fonte: portal agreste violento

Homicídio. No domingo, 20/01/2019, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, o agricultor, Joel Antunes Barbosa (Mago da Água), de 68 anos. A vitima saia de sua residência na Rua Bela Vista, quando foi surpreendido por dois elementos que estavam em uma Hilux de cor prata, e efetuaram vários disparos  de arma de fogo, alvejando a vitima na região da cabeça. A Policia informou que a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidos. Segundo informações, a vitima havia retornado de São Paulo para Caetés há poucos dias.

Águas Belas
Ministério Público recomenda prefeito pagar servidores  municipais. O MPPE recomendou ao Prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo Resende (PT), que promova o pagamento com prioridade e pontualidade - até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado – dos servidores públicos e funcionários contratados do município e que mantenha em dia as remunerações de todos.
A recomendação do promotor de Justiça, Daniel Mesquita Dias se fundamentou nas denúncias que a Promotoria de Justiça de Águas Belas recebeu do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das redes municipais de Ensino no Estado de Pernambuco, relatando atrasos salariais nos pagamentos dos servidores contratados da Educação nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018.

São Bento do Una
Ex-presidiario que estava desaparecido é encontrado morto. Na sexta-feira, 25/01/2019, foi localizado  numa estrada vicinal no Sítio Pimentel, zona rural de São Bento do Una, o corpo do ex-presidiario Edvan de Souza Pereira (Perereca), 33 anos; ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (23). O corpo da vitima apresentava perfurações na cabeça provocadas por disparos de arma de fogo.

Jupi
MPPE recomenda fim do lixão. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Jupi, Antonio Patriota, que cesse imediatamente as atividades de depósito de resíduos sólidos no lixão do município. O lixo deve ser enviado para o aterro sanitário da cidade de Lajedo, que possui um convênio com a prefeitura de Jupi.
Dentro de 45 dias, a Prefeitura deve promover a realização de limpeza da área com remoção do lixo, já que os resíduos têm sido arrastados para as margens da BR-423, bem como proceder à subsequente cobertura dos resíduos com material argiloso, de modo a evitar a proliferação de animais e a combustão do material depositado.
O MPPE recomenda ainda, no mesmo prazo de 45 dias, que a área do lixão seja delimitada com cercas, evitando trânsito de animais e de pessoas não autorizadas; que seja realizada a limpeza das margens da BR-423; o plantio de vegetação adequada ao redor do terreno do lixão, melhorando a paisagem; e o cadastramento dos catadores de lixo, a fim de promover a inserção dessas pessoas em programa de assistência social. Em 120 dias, a prefeitura deve criar e implantar o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Lixo e o Programa de Educação Ambiental, com a adoção de medidas objetivas de incentivo fiscal, elaboração de cartilha educativa e punições administrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!