Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Paróquia de São José, Capoeiras-PE ganha Brasão

No sábado, 19/01/2019, durante a celebração de uma missa às 19hs, em uma noite de muita fé e devoção, o Seminarista Victor de Carvalho apresentou o Brasão que ele criou para presentear a Paróquia de São José, de Capoeiras, Pernambuco. 

Mensalmente no dia 19, acontece a celebração de uma missa seguida de procissão que segue até a residencia de um dos Padrinhos da Festa de São 2019; as celebrações fazem parte dos preparativos para a Festa do Padroeiro que acontece no mês de março.


Descrição simbólica do Brasão: 

1. Cruz processional de cor dourada: A cruz processional é um artefato heráldico obrigatório nos brasões paroquiais. Ela, que abre e encerra as celebrações eucarísticas, aparece como símbolo maior daquele a quem adoramos e servimos, nosso Senhor Jesus Cristo, e por  isso, é o primeiro elemento descrito, pois, por excelência, mostra-nos o Cordeiro Imolado recordando-nos sua Divina Encarnação, sua Paixão e Morte Redentora e sua Gloriosa Ressurreição.

2. Escudo: 
2.1 Moldura de cor dourada: A moldura escolhida para o repouso do escudo é de tradição eclesiástica, isto é, traz características artísticas próprias para brasões paroquiais. Esta moldura orna o brasão como adorno substancialmente importante na composição da obra, pois nos lembra de que todos nós, como cristãos, nação santa e sacerdotal em Cristo Jesus, devemos sempre adornar, espiritualmente, com nossas orações, súplicas e louvores o Trono de Deus Pai;

2.2 A Cor Marrom: recorda-nos a iconografia que representa São José, pois esta cor é a mais utilizada para as vestes do nosso padroeiro.

2.3 O Coração de São José: ícone maior que ressalta o amor de José por Jesus. Em um coração puro e inflamado de amor, Jesus encontrou abrigo, sustento e proteção. O coração de José também se inflama de amor por a Igreja, de quem é patrono universal. Maria Santíssima também encontrou espaço no coração bondoso de José. Por isso, nós escolhemos este símbolo para representar nosso padroeiro, neste brasão. 

2.4 O sol jesuítico de cor dourada: Recorda-nos a Ressurreição de Cristo que a todos ilumina eternamente com a sua Glória. Lembra-nos ainda o Céu, morada eterna daqueles que amaram a Deus com todo o seu coração e apesar de suas limitações e faltas.

2.5 A Serra de Marceneiro: lembram-nos o seu ofício de carpinteiro, meio pelo qual sustentou a Sagrada Família com dignidade e devoção.

2.6 O Evangeliário: traz ao coração a consciência da importância do conhecimento e da vivência da Palavra de Deus no dia-a-dia. Palavra que é difundida nas terras capoeirenses também por nossa Igreja Paroquial;

2.7 A cruz a as duas sandálias: simbolizam a importância das missões na vida da Igreja, que é missionaria por essência. De modo especial, ressalta a importância das missões realizadas por Frei Damião de Bozzano, frade capuchinho, que com muito ardor levou o evangelho ao Nordeste brasileiro por mais de sete décadas. Tal  missionário, que está em processo de beatificação, é muito querido pelo povo capoeirense e fez parte de modo significativo da história de Capoeiras, através do monsenhor Geraldo, meu predecessor de respeitosa memória.

2.8 A cor azul: Símbolo de justiça, nobreza, temperança e virtude na heráldica.

2.9 A estrela de oito pontas: Simboliza Maria, a Virgem Santíssima  estrela da  Evangelização

3. O Listel de cor marrom: Listel é uma fita que harmonicamente é enlaçada na base da moldura deste escudo e que traz inscrito em si, em cor preta: “Paróquia São José – Capoeiras”. Serve apenas como demonstrativo, isto é, divisa que apresenta de forma geral\r\na quem pertence o brasão em questão.
Diocese de Garanhuns e Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!