Seguidores

sábado, 4 de junho de 2022

Desastres climáticos: como agir antes, durante e depois

Em muitas partes do mundo, catástrofes relacionadas ao clima estão ficando cada vez mais fre-quentes e intensas. Os primeiros 20 anos do século 21 foram marcados por um aumento “im-pressionante” dos desastres climáticos, segundo um relatório do Escritório da ONU sobre Redu-ção de Risco de Desastres.  De acordo com esse documento, houve 7.348 desastres em todo o mundo nas últimas duas décadas. 


É o que temos visto especialmente em nossa região nos últimos dias. Até 30 de maio, os dados atualizados do Governo de Pernambuco  para a Grande Recife informam mais de 5 mil desabri-gados e infelizmente, 91 mortos e 26 desaparecidos. 


Ações que podem ajudar quando enfrentarmos desastres climáticos:


Antes: Prepare-se para agir rapidamente. 

O que a Bíblia diz: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências.” — Provérbios 22:3. 

Explicação: Tente saber quais desastres poderiam acontecer em sua região para que vo-cê possa agir rapidamente e proteger sua família.


Durante: Concentre-se no que é mais importante. 

O que a Bíblia diz: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coi-sas que possui.” — Lucas 12:15.

Explicação: A vida é mais importante do que bens materiais.


Depois: Viva um dia de cada vez. 

O que a Bíblia diz: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades.” — Mateus 6:34. 

Explicação: Prepare-se, mas não fique extremamente preocupado a ponto de ficar para-lisado.


Veja mais dicas práticas sobre esse assunto no site JW.ORG: Desastres climáticos: será que a Bíblia pode ajudar as vítimas?

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Mário Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!