Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Lula lidera entre negros, mulheres e pobres, aponta pesquisa


DCM - O diretor do instituto Quaest, Felipe Nunes, organizou alguns dados da nova pesquisa da consultoria que separam a aprovação dos candidatos de acordo com região, raça, sexo, renda e religião. “Percebemos que as eleições deste ano estão opondo dois Brasis”, avalia ele em publicação nas redes sociais.


No recorte de gênero, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é muito mais popular entre as mulheres do que seu principal adversário, o atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 50% das intenções de voto entre o eleitorado feminino, contra apenas 24% do ex-capitão do Exército, que é ligeiramente mais aceito entre os homens: 42% declaram voto em Bolsonaro, contra 39% para Lula.

O ex-presidente também registra uma ampla vantagem entre os mais pobres. 56% das pessoas de renda baixa o apoiam, enquanto Bolsonaro aparece muito atrás, com 22%.

Por outro lado, o chefe do Executivo vence entre os ricos. 43% desse grupo é favorável a ele, com 36% apoiando Lula.


Na divisão por raça, porém, o petista vence nos dois lados. 59% dos eleitores que se identificam como negros votarão nele, contra 23% para o ex-capitão. Entre os brancos, Lula tem uma vantagem acirrada, com apenas dois percentuais a mais: 39% a 37%.

Entre católicos e evangélicos, a “polarização social está mais clara”, segundo Felipe Nunes.


Enquanto Lula é apoiado por 53% dos católicos e Bolsonaro por 27%, esse cenário se inverte entre os evangélicos. 47% deles são bolsonaristas e 30% apoiam o ex-presidente.


Por fim, quando o tema é região, o Sul aparece bastante dividido, com uma ligeira superioridade de Bolsonaro, enquanto no Nordeste, Lula vence de lavada. 61% dos nordestinos apoiam o petista, contra 22% do presidente. No Sul, ele perde por apenas dois pontos: 41% a 39%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!