Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2022

Hoje começa a estação do Inverno de 2022

Período mais frio do ano, o inverno começa nesta terça-feira (21) às 6h14 no Hemisfério Sul, e a expectativa é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña.


A data de início do inverno é marcada para o momento do ano em que o solstício está no seu ápice, ou seja, o dia em que a noite é mais longa e o dia é mais curto no hemisfério Sul. Dessa forma, no decorrer dessa estação, as noites vão ficando gradativamente mais curtas e a iluminação solar vai aumentando até a ocorrência do equinócio de primavera.


É o período em que ocorrem as menores temperaturas, chegando a valores inferiores a 15°C no Agreste e Sertão do Estado. Também é uma característica típica do inverno a intensificação dos ventos, principalmente no Litoral.


O fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns estão o aumento da precipitação e da vazão dos rios na Região Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!