Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2023

O Agreste é Notícia, 18-02-2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


São João

- MPPE denuncia seis homens responsáveis por chacina. 13/02/2023 - A Promotoria de Justiça de São João remeteu à Justiça denúncia (NPU 0000050-26.2023.8.17.4640) contra o mandante e cinco executores de um atentado no centro da cidade, no dia 26 de janeiro deste ano, que deixou um total de cinco vítimas fatais e cinco feridos. Os denunciados são Renato Roque da Silva, Erikys dos Santos Caetano, José Carlos da Silva, Joelson José Gomes da Silva, Cosme Gomes da Silva e Paulo Ricardo Gomes dos Santos. Todos foram denunciados pela prática de cinco homicídios qualificados consumados (dos quais, quatro por motivo torpe e utilizando de meio que impossibilita a defesa à vítima; e um por motivo torpe, uso de meio que impossibilita a defesa à vítima e contra menor de 14 anos) e mais cinco homicídios qualificados tentados. No decorrer das investigações criminais, restou comprovado que o grupo agiu a mando de Paulo Ricardo Gomes dos Santos, que é interno do sistema prisional de Pernambuco. Ele determinou aos demais que se dirigissem a um espetinho no Centro de São João para matar Lucas Pereira de Andrade, com o objetivo de dominar o tráfico de drogas no município e retaliar a vítima pela participação deste na morte do traficante Gilson Gomes da Silva.


Bom Conselho

- Morre o ex-deputado e dono da Radio Papa Caça. Na madrugada da sexta-feira 17/02/2023, faleceu na cidade de Olinda, o ex-deputado estadual Hélio Urquiza, de 82 anos, vitima de infarto. Ele era casado com a ex-prefeita de Olinda Jacilda Urquiza, e fundador da Radio Papa Caça FM, da cidade de Bom Conselho, cidade onde ele foi candidato a prefeito mas não se elegeu. O corpo do empresário foi sepultado num cemitério no Recife.


- Mulher assassinada. Na sexta-feira 17/02/2023, na cidade de Bom Conselho, foi assassinada com vários disparos de arma de fogo, Hosana Mirian Pedroza, de 41 anos. O corpo dela foi localizado já sem vida, e na localidade ninguém soube informar a Polícia as circunstâncias em que o crime ocorreu


Caetés

- Dois assaltos foram registrados. Na noite da quinta-feira 16/02/2023, num supermercado no Sitio Caldeirão do Chapéu, na zona rural de Caetés, dois elementos armados renderam um casal e os ameaçando tomaram de assalto R$ 17 mil e um veículo ônix, cor branca, placa PGZ-6D90. O segundo assalto foi registrado na sexta-feira (17), no Sítio Araçá: quatro elementos armados tomaram de assalto dinheiro e uma Picape Strada, cor branca, placa QYQ7C45, que estava carregada com ração para animais. As vítimas foram dois agricultores que foram abordados pelos elementos que estavam num veículo Gol, de cor branca; as vítimas foram levados pelos assaltantes e deixados próximo a Garanhuns. Fonte: portalagresteviolento.com.br


São Bento do Una

- Jovem morreu em acidente. Na tarde da quinta-feira 16/02/2023, na PE-180 entre São Bento do Una e Belo Jardim, um acidente vitimou o jovem João Vitor dos Santos Araújo, de 23 anos. O Rapaz conduzia um Honda Civic quando por motivo desconhecido o carro capotou por diversas vezes e o jovem foi arremessado para fora do veículo e faleceu no local. Ele residia em São Bento do Una, onde o corpo dele foi sepultado.


Terezinha

- Preso transportando munições. Na segunda-feira 13/02/2023, na PE-218, no município de Terezinha, policiais apreenderam 225 munições dos calibres: .44, .38 e 12. O material estava numa caminhonete, e o motorista tentou fugir mas foi alcançado pelos policiais; ele informou que foi contratado em Arapiraca – AL para transportar as munições até Garanhuns. O homem e as munições foram conduzidos para a Delegacia de Bom Conselho para serem tomadas as medidas cabíveis.


Jupi

- Segunda Câmara julga contas do prefeito de Jupi. A Segunda Câmara emitiu, na última quinta-feira (9), um parecer prévio recomendando à Câmara de Jupi a aprovação com ressalvas das contas do gestor municipal, Antônio Marcos Patriota, relativas ao exercício financeiro de 2020. Sob a relatoria do conselheiro substituto Marcos Nóbrega, o processo nº 21100343-8 apontou o cumprimento de todos os limites legais e constitucionais, à exceção de um.

No contexto global das contas governamentais, a contabilização e o recolhimento parcial das contribuições patronais devidas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) foi a única irregularidade relevante verificada pela auditoria do Tribunal. Segundo o relatório, a Prefeitura de Jupi deixou de recolher o valor de R$ 1.323.970,71 ao RPPS.

Por outro lado, em conformidade com a Constituição Federal, a gestão comprovou aplicação de 25,78% das receitas na manutenção e no desenvolvimento da rede de ensino e de 63,7% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na remuneração de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!