Seguidores

sábado, 16 de março de 2024

O Agreste é Notícia em 16-03-2024

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- MPPE recomenda que supermercados adequem a sinalização das vagas para idosos e PCDs em seus estacionamentos 12/03/2024 - Com o objetivo de promover respeito às vagas especiais para pessoas idosas ou com deficiência em estabelecimentos privados, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que as unidades dos supermercados Assaí e Atacadão de Garanhuns realizem a adequação da sinalização das áreas de estacionamento em 30 dias úteis. A recomendação do MPPE solicita também que a Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transporte (AMSTT) promova, em 30 dias, novas fiscalizações nos estabelecimentos citados para averiguar se já adequaram-se à norma 965/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que assegura a sinalização de vagas reservadas para pessoas idosas ou com deficiência em estabelecimentos públicos ou privados.


- TCE julga prestação de contas do exercício 2022 - Relator: CONSELHEIRO DIRCEU RODOLFO DE MELO JÚNIOR. Processo: 231006690 Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Garanhuns, referente ao exercício financeiro de 2022, tendo como interessados: Eduardo Sávio Ribeiro de Oliveira Pires Raposo, Luiz Henrique de Almeida e Sivaldo Rodrigues Albino.

Julgamento: A Segunda Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Garanhuns a aprovação com ressalvas das contas do Sr. Sivaldo Rodrigues Albino, relativas ao exercício financeiro de 2022. Julgado na quinta-feira 14/03/2024.


Lajedo

- Mãe se põe na frente do filho e é assassinada. Um crime chocou a cidade de Lajedo/PE. Na segunda-feira 11/03/2024, Maria José Faustino, de 47 anos, estava com o filho de 28 anos numa caminhonete S10, quando dois criminoso que estavam numa moto se aproximaram e atiraram na direção do rapaz; a mãe se pós na frente do filho para salva-lo e acabou sendo alvejada pelos disparos de arma de fogo. O rapaz a socorreu para o Hospital mas infelizmente a mulher não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Águas Belas

- Irmãos caem de moto após praticarem assalto e 1 morre. Na segunda-feira 11/03/2024, no Povoado Tanquinhos, na zona rural de Águas Belas, dois irmãos assaltantes sofreram um acidente de moto após praticarem um assalto. A dupla armada com uma pistola tinha roubado uma motocicleta no referido povoado, e quando fugiam ocorreu o acidente e ambos ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital local, Cleverton Gustavo Lima, de 18 anos e Cledson Gustavo, de 24 anos, este morreu ao dar entrada. A PM apreendeu a arma e fez a escolta no Hospital do criminoso sobrevivente.


- Construção de Instituto Federal - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta manhã (12), o investimento de R$ 3,9 bilhões para construção de 100 novos Institutos Federais no Brasil, com Águas Belas sendo um dos municípios contemplados.


Jurema

- Prefeito de Jurema tem contas aprovadas após novo julgamento recomendado pelo MPC-PE à Câmara de Vereadores - O Prefeito de Jurema, Branco de Geraldo (PDT), teve na última quarta-feira (13), as contas do exercício de 2021 aprovados por seis votos favoráveis a três, na Câmara Municipal. A votação aconteceu após recomendação de urgência por um novo julgamento feita pelo o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), que após a primeira votação realizada em dezembro do ano passado identificou irregularidades no julgamento feito pelos vereadores. Em dezembro a maioria dos vereadores foram contra da recomendação do Tribunal de Contas e reprovaram as contas do atual Prefeito com um placar de 6 votos pela rejeição a 3 pela aprovação.

O Presidente da Câmara Municipal de Jurema, Haroldo Morais (PDT), detalha como ocorreu o rito na Casa Legislativa. “O primeiro passo foi tornar nulo a resolução que reprovou as contas no julgamento realizado em  dezembro. Após isso, à comissão de Finanças e Orçamento emitiu o parecer para que fosse realizado um parecer para realização de de um novo projeto de resolução obedecendo todos os trâmites recomendados pelo o Tribunal de Contas”, detalhou.

Entenda o caso:

O Prefeito Branco de Geraldo teve suas contas relativas ao exercício de 2021 reprovadas na Câmara de Vereadores no último mês de dezembro de 2023. Mesmo com a recomendação de aprovação emitida pelo Tribunal de Contas, os parlamentares em sua maioria votaram pela reprovação. O gestor municipal recorreu da decisão junto ao MPC-PE, que em tempo recorde recomendou pela anulação do primeiro julgamento e a realização de uma segunda votação.


- Hospital Santa Quitéria passa por vistoria do MPPE. 14/03/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou uma vistoria no Hospital Municipal de Santa Quitéria, em Jurema. A inspeção ocorreu após diversas denúncias serem feitas à Promotoria de Justiça local, relatando irregularidades estruturais e deficiências no atendimento à população.

A Promotora de Justiça Kamila Guerra percorreu o hospital e conferiu o estado físico do prédio, bem como o funcionamento dos equipamentos médicos e o estoque da farmácia. 

A vistoria foi registrada em fotografias e as irregularidades constatadas serão objeto de Procedimento Administrativo, instaurado para acompanhar a situação.


São Bento do Una

- Traficantes presos. Na segunda-feira 11/03/2024, na cidade de São Bento do Una, policiais militares após receberem uma denúncia prenderam um homem de 38 anos, que estava em uma motocicleta e tentou fugir da polícia entrando em uma residência; em poder do suspeito foram apreendidos 403g de crack, 103 bigs de maconha, 19,650kg de maconha prensada, 11g de cocaína, dois revolveres, sendo 1 calibre .38 e o outro calibre .22, munições, além de R$ 7.524,00 em dinheiro. Um segundo homem de 26 anos, que estava na residência embalando droga também foi preso. Fonte: poralagresteviolento.com.br


Caetés

- Veículo tomado de assalto. Na noite da quarta-feira 13/03/2024, na cidade de Caetés, elementos armados tomaram de assalto o veículo modelo Fiat Uno, cor vermelha, placa PEV-2A89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!